quinta-feira, 30 de novembro de 2017

NOTA LITERÁRIA - Cássio Borges Relança Livro


CÁSSIO BORGES
RELANÇA
OBRA CIENTÍFICA


O Engenheiro e Jornalista Cássio Borges lançou, na noite desta terça-feira (28 de novembro), no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense, a 2ª Edição, revisada e ampliada, do seu livro “A Face Oculta da Barragem do Castanhão – Em defesa da Engenharia Nacional – Um Relato Atualizado para a História.

Cássio é um dos maiores especialistas em Recursos Hídricos no Brasil, Membro Titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) e da Academia Cearense de Engenharia, da qual é fundador, ex-diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).



A obra tem nas abas comentário do Prof. Paulo Affonso Leme Machado, da UNESP – IB, de Rio Claro (em São Paulo), prefácio do Prof. Jorge Staico, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais), e apresentação do Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, Presidente  da ACLJ, que também se manifestou durante a solenidade do lançamento.




A noite de autógrafos, cujo cerimonial foi conduzido pelo radialista Vicente Alencar, Secretário-Geral da ACLJ, foi prestigiada por um público de jornalistas e engenheiros, cientistas especializados em hidrografia, parentes e ex-colegas de trabalho do autor.


 
A Mesa de Honra foi composta por Alberto Farias (empresário e escritor), Vitor Frota Pinto (Presidente do CREA e da Academia Cearense de Engenharia), Roberto Otto (Diretor do DNOCS), Cássio Borges, Reginaldo Vasconcelos e Ésio de Sousa (Agrônomo, Escritor, ex-superintendente da SUDENE, sócio do Instituto do Ceara – Histórico, Geográfico e Antropológico).





A ACLJ esteve representada no evento pelo próprio autor da obra, Cássio Borges; por seu filho, Marcos André; pelo Mestre de Cerimônia, Vicente Alencar; pelo apresentador do livro, Reginaldo Vasconcelos; e pelos Membros Titulares Fundadores Adriano Jorge, Nirez, Hermann Hesse e Paulo César Norões.

A solenidade foi embalada a boa música, com a arte dos músicos Ribamar Freire e Alves Nascimento, e se seguiu a um lauto coquetel. 




A solenidade teve cobertura da TV Diário e da coluna virtual Balada In, do Jornalista Pompeu Vasconcelos, cujas imagens, a cargo do fotógrafo Rogério Lima, ilustram esta matéria.



DISCURSO DE APRESENTAÇÃO

Eu não tenho suficiente erudição científica na área da engenharia, da hidrografia, da açudagem, para comentar o livro de Cássio Borges, do qual fiz uma introdução, mas tenho bastante ciência do grande descortino do autor, de modo que posso fazer o que em Direito se denomina “testemunho de caráter”.

Dr. Cássio, jornalista desde a juventude e engenheiro a vida  toda, nosso confrade na Academia de Jornalismo e integrante da Academia de Engenharia, do alto dos seus 84 anos, dedicou sua existência ao estudo da matéria, e empregou os seus grandes dotes intelectuais ao escrutínio das mais variadas soluções técnicas para a gestão dos recursos hídricos.

Aliás, essa é uma preocupação humana que remonta à pré-história, passando pela Roma Antiga, com os seus famosos aquedutos, e pelos diques e reservatórios egípcios, ao longo do extenso Rio Nilo. E essas preocupações são mais agudas agora, em face do aquecimento global e do crescimento demográfico.

Mas as questões hídricas, embora tratem com as ciências exatas, envolvem variáveis climáticas, geológicas, meteorológicas, agrológicas, e até antropológicas, pois podem produzir dramas sociais e humanos, como a inundação de cidades e a remoção obrigatória de grupos étnicos ou populações tradicionais.

Que traumas culturais e humanos podem resultar da submersão de grandes geografias, dissolvendo na enxurrada quilômetros de História e de memórias e de afetos que sobre elas se fundaram? Propriedades queridas, bens de família, casas da infância, igrejas, cemitérios, prédios históricos...

Mais do que isso, até estudos sismológicos podem ser necessários antes de se manipular mananciais hídricos. O peso da água da imensa represa chinesa das Três Gargantas, por exemplo, tem feito pressão sobre placas tectônicas e provocado risco de terremotos na região, enquanto a parede do Açude Castanhão tem sido objeto de preocupações relacionadas a pequenos tremores de terra que são comuns naquela área.

Por isso, embora os cálculos físicos sobre os dados topográficos e geodésicos possam ser apodíticos e incontroversos, porque são fáticos e matemáticos, o regime de chuvas, a qualidade agrícola das terras a serem alegadas, os custos financeiros das obras, os danos ambientais a serem suportados, tudo isso é objeto dos questionamentos de Cássio, contra o determinismo da vontade política sobre o local escolhido para a construção do Castanhão, movida por vaidades técnicas e por inconfessáveis interesses.

Então, meu caro Dr. Cássio, sua luta, ainda que em relação à sua engenharia seja inócua, porque factum atque transactum est, e o que está feito não se pode desfazer, não será inútil para o jornalista que você é, pois a sua obra reinará sobre os fatos, repreendendo erros e prevenindo equívocos futuros que os vícios antigos pudessem vir a provocar.

Reginaldo Vasconcelos
   
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário