terça-feira, 14 de novembro de 2017

NOTA ACADÊMICA - Visita ao Museu Fortaleza


VISITA DA ACLJ
AO MUSEU DA FOTOGRAFIA
FORTALEZA

Na tarde de ontem, dia 11 de novembro, a ACLJ participou de uma visita guiada ao Museu da Fotografia Fortaleza, no Bairro da Varjota, a convite do casal Sílvio Frota e Paula Queiroz Frota, que fundaram e mantêm aquele exemplar templo de cultura, arte e jornalismo.










Dentre os acelejanos, participaram da visita, além da própria anfitriã, a empresária Paula Queiroz Frota, que é Benemérita da Instituição, os acadêmicos Reginaldo Vasconcelos, Rui Martinho Rodrigues, Vicente Alencar, Augusto Borges, Sávio Queiroz Costa, Paulo Ximenes, Adriano Jorge e Karla Karenina.

Também compareceram Dorian Sampaio Filho, Denise Sampaio, Amaro Pena, Geraldo Jesuino, Arnaldo Santos, Cássio Borges, José Augusto Bezerra, Humberto Ellery, PC Norões, Marcos André Borges e Djalma Pinto.


Além de conhecer o interessantíssimo acervo do museu, em seus três pavimentos, o grupo de acadêmicos assistiu a uma palestra do fotojornalista paulista André Liohn, com três horas de duração.


André é especializado em conflitos bélicos, e foi o primeiro latino-americano a receber o prêmio Robert Capa Gold Medal, em 2012, pela cobertura da Guerra na Líbia.

O repórter narrou a sua infância, a sua juventude, e descreveu a sua experiência na fotografia de cenários sangrentos em torno do Planeta – não só as guerras, mas também a violência urbana que vem assolando o mundo todo.

Falou da profissão, da família, das ideologias, das religiões, de colegas de trabalho que morreram ao seu lado, concluindo afinal, em debate com a plateia, que aquilo que ocorre hoje nas cidades difere da guerra, embora provocando a mesma carnificina, o mesmo terror e insegurança.

A guerra tem fundo político-ideológico, inclusive às vezes religioso, enquanto a barbárie que a criminalidade provoca tem a sua causa na “devassidão” da sociedade, na depravação dos costumes e nos desvios éticos em geral.


Acionando o link abaixo, veja vídeo postado na página 
da acadêmica Karla Karenina

Nenhum comentário:

Postar um comentário