sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

NOTAS LITERÁRIAS - Alana de Alencar e Cândido Albuquerque


CÂNDIDO ALBUQUERQUE 
TRATA DO
SIGILO INQUISITÓRIO
 E DA 
AMPLA DEFESA
  

O advogado e professor Cândido Albuquerque, prolífero doutrinador, é Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ).

Ele lançou, na noite de ontem, dia 30 de novembro, no Anfiteatro Willes Santiago Guerra, na UFC, seu livro “O Sigilo no Inquérito Policial e o Direito à Ampla Defesa”.

Prestigiaram a solenidade de lançamento da obra o Pró-Reitor da UFC, Custódio de Almeida, o Procurador Federal Oscar Costa Filho, o Desembargador Emanuel Furtado e o Procurador Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, dentre muitos advogados e professores de Direito, além de amigos e parentes. 

Representando a ACLJ compareceram o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues e os confrades Arnaldo Santos e Roberto Martins Rodrigues. Abaixo, a mulher do autor, Rebecca, e as filhas do casal.






      .............................................



ALANA GIRÃO DE ALENCAR
POESIA MODERNA
EM
EMBALAGEM DE LUXO


Concorridíssima a noite de autógrafos da jovem poetisa Alana de Alencar, na noite da última sexta-feira, dia 24 de novembro, em que foi lançado o belíssimo livro de poemas intitulado “Detalhes da Alma de Alguém”.  

O evento, que teve lugar no Espaço Cultural Belchior, localizado exatamente onde funcionou o restaurante La Tratoria, na Praia de Iracema, ocorreu no dia seguinte à posse da autora na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, na titularidade da Cadeira de nº 29, patroneada por Rachel de Queiroz.


O livro foi editado pela Tiprogresso, tem uma primorosa feição gráfica, todo ele em papel couchê de boa gramatura, ilustrado com fotografias artísticas de elevadíssima qualidade.


É vazado em peças poéticas de viés contemporâneo, sem rima ou métrica mas com ritmo perfeito, marcadas por grande sensualidade.

Os versos têm linguagem lírica jovial, tendendo para a coloquialidade, com vigorosa ousadia nas licenças poéticas aplicadas.

Esses aspectos reunidos dotam essa obra de uma personalidade muito forte, a requerer do leitor uma ritualística fruição poética.

O trabalho provoca afeição fetichista e sinestésica, impondo tenha o livro uma localização especial e destacada nas fileiras das estantes.


Quando pensar em mim,
que tire a minha roupa e me coma dos pés à cabeça...
e me deseje louca... sem “se”, sem regra, solta, livre,
inteira para você! ...e me tenha em mim... completa!

Quero que me beije toda... as tetas... a boca... 
e se entregue em gozo para mim, 
me desenhe na memória...
e me sinta cheiro, tato, pulsão!

Não pense em mim elogios...
recomece a dança, a guerra... os jogos de pernas... o suor...
e assim permaneça... em minhas mãos... em meus versos...
e me tome em seus braços... no seu peito cansado...
e me tenha só sua... frágil... entregue!
Pense em mim com saudade... e vontade e prazer...
com coragem de Gandhi e loucuras mundanas...

Quando pensar em mim,
simplesmente me ame em palavras...
com pensamentos em mim abstrata,
de um jeito simples concreto de intuitos...
eu, a sua rara e doce obsessão.

Um comentário:

  1. Duas noites incríveis. A poesia vai salvar o mundo. Alana sabe fazer de seu poema uma travessia para a imortalidade.

    ResponderExcluir