sábado, 8 de julho de 2017

LITERATURA - Acerca de "Encontro de Contas" (VM)


Rápida Notícia acerca
de
Encontro de Contas
Assis Martins *


Está sob processamento pré-editorial mais uma obra da múltipla produção do Prof. Vianney Mesquita, esta intitulada Encontro de Contas – Balanço de Crônicas e Juízos Literários, a qual comentamos na sequência. É a vigésima primeira do seu ativo fixo, inaugurado em 1984, com Sobre Livros – Aspectos da Editoração Acadêmica (F O T O).

A derradeira, editada em 2016, foi Esboços e Arquétipos – Língua, Ciência e Literatura (F O T O), que veio ao lume com o selo da Expressão Gráfica e Editora. Ele tem os originais prontos, também, do décimo nono e do vigésimo volumes de sua lavra, os quais, em razão de entraves burocráticos no patrocínio das edições, ainda não foram publicados, mas o serão neste ano, 2017. 

Seus títulos são Reservas de Minha Étagére e Franciscos Moradores do Céu, este a respeito da vida de treze dos mais de cem santos Franciscos canonizados pela Igreja Católica Romana (exceto São Francisco de Assis), em coautoria com seu colega de magistério na UFC e academia, Prof. Geraldo Jesuino da Costa.

Sua “Contabilidade” é cheia, como sempre, dos créditos de abalizados comentários sobre assuntos pertinentes, todos trazendo o timbre inconfundível do seu estilo eclético, com escrita vazada no melhor Português. Difere das alocuções de muitos pseudoliteratos, que buscam apenas os spotlights da fama, constantemente trazendo à luz obras risíveis, o que ocasiona estragos, às vezes, irreparáveis, ao nosso léxico.

A intimidade de V.M. com o vernáculo permite-lhe transitar com desenvoltura pelos meandros morfossintáticos da língua, para entregar de bandeja ao leitor uma mensagem clarividente nos textos os mais intrincados.

Os assuntos enfeixados do primeiro ao último capítulo prendem o feliz consulente, tanto pela pertinência do contexto, quanto pela elegância, fidelidade ao tema, concisão e gramática escorreita, ponto fundamental da sua escrita.

Prezado leitor, façamos um passeio rápido por este “Plano de Contas” e, nesse sobrevoo, observemos e curtamos o talento deste escritor polimorfo.

A primeira parte – CRÔNICAS – é uma gama de textos com a predominância de um tom hilário, sem desvios da norma culta, com destaque, no primeiro, para a justa homenagem ao cratense, eterno rotariano, Anselmo de Albuquerque Frazão (F O T O), figura ímpar com lugar garantido na história gráfica cearense, haja vista que militou durante muitos anos à frente da Imprensa Universitária da UFC, com muita honestidade e competência.

Nessa nossa olhada en passant sobre as demais crônicas, observamos a leveza com que são abordados os assuntos, desde o primeiro – Traquinadas a bordo – até Redundâncias e Outras Nódoas Escuras de um Texto: há sempre a sintonia irreparável entre a maneira erudita de escrever e o estilo leve, impregnado de um humor sutil.

A segunda parte  JUÍZOS CRÍTICOS (Artigos e Alocuções) – direciona-se com um tom mais “sério” sem perder o diapasão do correto modo característico de escrever, oferecendo um desfile de nomes de escol da cultura nacional. Entre estes, estão:

 Carlos Neves d’Alge – Referência aos brilhantes ensaios do escritor luso-brasileiro que tem trânsito garantido em todos os caminhos da literatura portuguesa;

 Ítalo Gurgel – Comentários sobre esse competente jornalista, linguista, ensaísta e escritor, principalmente sobre a sua conferência acerca dos estrangeirismos (“importação de termos e expressões alienígenas na nossa língua”) proferida na Academia Cearense de Língua Portuguesa;

Lúcia Fernandes Martins – Breve notícia sobre essa carioca radicada no Ceará desde 1941 (autora de vários romances, entre eles Nada de Novo sob o Sol) a única mulher participante do Grupo Clã e esposa do consagrado romancista e jurista Fran Martins;

– Comentários sobre a comemoração dos 130 anos de nascimento do poeta MANUEL Carneiro de Sousa BANDEIRA, autor de Vou-me embora para Pasárgada, poeta da “simplicidade, na vida e na poesia”, autor muito estudado no Brasil e no Exterior;

José Batista de Lima, professor, escritor profícuo, um dos maiores historiógrafos literários do Ceará, autor de muitos ensaios famosos, como, por exemplo, entre muitos outros, Vazios Repletos, em inteligente título oximórone;

Hélio de Sousa Melo – Grande produtor ensaístico, com ênfase para o ensaio de enorme valor estético e histórico sobre o poeta Cruz Filho;

Santiago Vasques Filho – Notas sobre esse piauiense de múltipla produção nas áreas da pintura e da poesia. Autor de Bronzes e Cristais, Cantigas de Três Patetas, Folhas Mortas, além de várias obras no terreno da ficção. Famoso ele é pela admirável escolaridade métrica; e

Luiz Antônio Bento – Interessante a leitura a respeito de Bioética, desafios éticos no debate contemporâneo, obra do teólogo, filósofo e sacerdote paranaense, que cuida da problemática do suicídio e suas implicações, este composto em parceria com sua mulher, Socorro Mesquita, autora de São Francisco de Assis – Alegria e Santidade na Pobreza (2016) (F O T O).

São inseridos, ainda, temas atualíssimos como o Ativismo Judicial – instrumento da garantia dos direitos sociais, reflexões sobre o Cristianismo, na seção Jesus Cristo e a Igreja atual, considerações sobre o exame vestibular no âmbito das universidades federais e a Educação e a Filosofia no mundo de hoje.


Ter-se-á, pois, à disposição uma simbiose perfeita entre assuntos amenos e temas científicos, reunidos e tratados com o toque característico encontrado em todas as obras do árcade Jovem Chronos, da Arcádia Nova Palmaciana (Palmam qui Meruit Ferat), por ele próprio instituída, juntamente com os Professores Francisco Antônio Guimarães (UFC), Iolanda Andrade e Ryso Muniz, seus conterrâneos de Palmácia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário