sábado, 1 de julho de 2017

CRÔNICA - Verdade e Verossimilhança (HE)


VERDADE E VEROSSIMILHANÇA
Humberto Ellery*



No início da TV aqui em Fortaleza, nos anos sessenta, havia uma série de terror que exibia casos sobrenaturais, denominada “A Quinta Dimensão”. Cada episódio começava com uma voz cavernosa afirmando: “Não existe nada mais poderoso que a verdade; e, às vezes, nada tão estranho”, ressalvando que, apesar de inverossímeis, aqueles eram fatos reais. 

Ora, nós sabemos que o ficcionista não tem compromisso com a verdade, mas com a verossimilhança. Ou, dito de forma mais popular: não tenho nada contra a mentira, desde que seja bem contada.

Essas lucubrações me vêm à cabeça por causa dessa denúncia de que o  Joesley Safadão destinou ao Presidente Temer trocentos milhões de reais em troca de abrir as portas do Governo, como nos tempos Lula/Dilma, quando, com o nosso dinheiro (principalmente no BNDES) multiplicou sua fortuna por quarenta, em apenas nove anos. 

Tal propina seria paga em parcelas semanais e sucessivas de R$ 500 mil. Isso mesmo, meio milhão de reais por semana durante vinte e cinco anos. É mole?

Uma tentativa semelhante de corrupção ocorreu em 1968, quando o Presidente era o Marechal Arthur da Costa e Silva, relatada pelo Coronel Hernani D’Aguiar, no seu livro Estórias de um Presidente. Alguns empresários, sem nenhum interesse menor, claro, e sabendo da paixão do Marechal pelo turf, resolveram presenteá-lo com um belíssimo cavalo puro-sangue, e insistiram para que aceitasse o mimo. O Marechal, muito atencioso, afirmou que aceitava o presente com muita alegria, mas impunha apenas uma condição: que viessem entregá-lo no dia 16 de março de 1971, um dia após ele passar a presidência ao seu sucessor. Pois é!

Agora querem nos fazer crer em um acordo de cavalheiros no qual o Presidente Temer receberia essa dinheirama toda, mesmo além do dia 31 de dezembro de 2018, quando já terá transferido a presidência ao seu sucessor (assim espero), continuando até o ano de 2042, quando completará a provecta idade de 102 anos. Marminino!

Outro aspecto estapafúrdio é a quantidade enorme de dinheiro a ser disponibilizada semanalmente. Haja lavanderia! Mas a dupla Fachin/Janot não deixa por menos. Já apresentaram a denúncia de corrupção passiva contra o Presidente Temer, sem nenhuma concretude de que a entrega da grana de fato ocorreu.

Eu também sou muito crédulo, acredito  na “loura do banheiro”, na “perna cabeluda”, no “Fofão assassino”. Acredito até nas boas intenções da dupla Fachin/Janot... Magina!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário