segunda-feira, 17 de julho de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - Noventa e Dois Anos da ACI


SELETÍSSIMO GRUPO COMEMORA
OS NOVENTA E DOIS ANOS DA ACI



O aniversário de 92 anos da Associação Cearense de Imprensa – ACI foi comemorado na manhã de hoje (17.07.17), após um lauto bufê matinal, no 4ª andar do Edifício Perboyre e Silva, sede histórica da instituição – denominado carinhosamente “A Casa do Jornalista”  próximo à Praça do Ferreira.

Participou da comovente cerimônia, de inefável emotividade, um seletíssimo grupo de intelectuais, reunido pela acadêmica de letras Arlene Portelada, da ALMECE, em torno da célebre Professora Adísia Sá, ex-presidente da ACI, a decana das jornalistas cearenses.


Como mestre de cerimônia atuou Vicente Alencar, que da tribuna fez um rico relato da história da ACI, referindo todos os edifícios em que funcionou a entidade, até que na década de 40 o jornalista e advogado Perboyre e Silva assumiu a sua presidência e lhe construiu a sede própria.


Enumerou ainda todos os seus ex-presidentes, e todas as Rainhas da Imprensa, moças da sociedade cearense eleita uma a cada ano, em certame concorrido e aniamado, evento que rendia fundos para a campanha movida por Perboyre e Silva para a construção do edifício, que seria a sua sede.


Dada a palavra a Adísia Sá, esta discorreu sobre o seu amor à radiofonia, que ela, na juventude, integrante da imprensa escrita, repudiava, por considera-la um veículo menor de que o jornal impresso, por não prestigiar as letras e prescindir de imagens visuais.

Contou que aos poucos foi admitindo a grande penetração das ondas hertzianas, e narrou de quando ia em férias à fazenda dos pais da sua colega e amiga da vida toda, Ivonete Maia, recentemente falecida. 

Ali, no fundo do sertão, onde a mídia impressa não chegava, notou que numa estaca do curral, aonde iam assistir à ordenha matinal, havia um rádio de pilhas a divulgar notícias frescas. Convidada então a participar de debates nos estúdios da Rádio O Povo, apaixonou-se pelo microfone para sempre.

O grupo prestou ainda uma homenagem ao diligente Valney, secretário da ACI, que há muitos anos serve à instituição, assessorando as suas sucessivas Diretorias, com grande competência e lealdade, e que aniversaria na mesma data. 

Ao final, o grande intérprete cearense de melodias vintage brasileiras, Dilson Coelho, fez um pequeno e belo recital em homenagem à ACI e à Adísia Sá, ela que personifica o espírito da entidade, bem como a classe jornalística alencarina como um todo. Acionando os links abaixo pode-se acessar dois momentos videográficos do evento.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário