domingo, 31 de janeiro de 2016

APRECIAÇÃO LITERÁRIA - Paulo Barguil (VM)


TESE DE DOUTORADO DO PROF. DR. PAULO MEIRELES BARGUIL
Vianney Mesquita*


A sabedoria não pode acrescentar um dia sequer à nossa existência, todavia reduz o terror da morte.(EDWARD YOUNG, poeta inglês. YOpham-NM-EUA, 03.07.1683 – VWelwyng-UK, 05.04.1765).


Agrada-me por demais proceder a notas rápidas, após segunda leitura, a respeito de mais uma obra de vulto editorial na messe educativa e no disciplinamento científico contíguo no Ceará, de autoria do Prof. Dr. Paulo Meireles Barguil, o qual assina, também, dentre outras produções de relevo, o livro Há sempre algo novo, publicado pela Editora ABC, Fortaleza, 2000, comentado aqui neste medium no dia 25 de outubro de 2015, também após decodificação complementar.

O conjunto de escritos ora criticado arrima-se em seu texto de doutoramento defendido sob banca abonada junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, onde, hoje, desenvolve trabalho docente na qualidade de Professor Associado, ali titulado duas vezes no plano de estudos acadêmicos elevados – como Scientiae Magister e Philosophiae Doctor (mestre e doutor).

Cuido de O Homem e a Conquista dos Espaços, no qual Barguil expende penetrantes conceitos, racionalmente pensados e jungidos à obtenção de haveres educacionais, ao dilatar esta ideia metafórica à contingência de estudantes e docentes na vivência da escola propedêutica e média do Brasil.

Experiente produtor de textos com matizes acadêmicos, ele conhece de sobejo a literatura atinente a esta linha investigativa, motivo por que logrou ajuntar, a fim de incorporar e validar as hipóteses, em auxílio à sua preciosa indústria intelectiva (trazida de apropriados assentos universitários), peças de ilustrados autores – cearenses, brasileiros e estrangeiros – examinando, assim, o tema com erudição e profundez.

O autor submete à balha matizes e particularidades do tríplice vínculo professor-aluno-escola, num ensaio cujos achados revelam, infelizmente, nossa inópia administrativo-educacional, mas que poderão, doravante, servir de norte a políticas oficiais em proveito da Educação em vários aspectos aduzidos no volume.

Ao reunir indicadores empíricos e escopos doutrinários em simbiose e consentânea relação, Paulo Barguil procede, exaustivamente, ao cruzamento de tabelas, bem como à exibição de outros recursos dispostos pela ciência da Estatística Descritiva, granjeando, por fim, desvestir todas as suas suposições e certificar, com nitidez cristalina, as hipóteses concebidas antes da análise do assunto, o que concede ao seu experimento o certificado da certeza relativa, porquanto, por natural, nas Ciências, nomeadamente naquelas de caráter social, não se cogita em verdade absoluta.

Induvidosamente, este é um trabalho de elevado ânimo da inteligência, porquanto demonstra a força acadêmica de quem o firma, de modo a constituir aporte de peso à literatura educacional do Brasil, enriquecido pelas reflexões interdisciplinares, por onde o autor circula com serenidade e altivez, em consequência de seus preparativos de vida universitária desenvolvidos à risca, com vistas a poder exibir porte ufano de intelectual devidamente ultimado na seara escolhida para trafegar profissional e cientificamente.


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