TESE DE DOUTORADO DO PROF. DR. PAULO MEIRELES BARGUIL
Vianney Mesquita*
A sabedoria não
pode acrescentar um dia sequer à nossa existência, todavia reduz o terror da morte.(EDWARD
YOUNG, poeta inglês. YOpham-NM-EUA,
03.07.1683 – VWelwyng-UK, 05.04.1765).
Agrada-me por demais proceder a notas
rápidas, após segunda leitura, a respeito de mais uma obra de vulto editorial
na messe educativa e no disciplinamento científico contíguo no Ceará, de
autoria do Prof. Dr. Paulo Meireles Barguil, o qual assina, também, dentre
outras produções de relevo, o livro Há
sempre algo novo, publicado pela Editora ABC, Fortaleza, 2000, comentado
aqui neste medium no dia 25 de
outubro de 2015, também após decodificação complementar.
O conjunto de escritos ora criticado
arrima-se em seu texto de doutoramento defendido sob banca abonada junto à
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, onde, hoje, desenvolve
trabalho docente na qualidade de Professor Associado, ali titulado duas vezes
no plano de estudos acadêmicos elevados – como Scientiae Magister e Philosophiae Doctor (mestre e doutor).
Cuido de O Homem e a Conquista dos Espaços, no qual Barguil expende
penetrantes conceitos, racionalmente pensados e jungidos à obtenção de haveres
educacionais, ao dilatar esta ideia metafórica à contingência de estudantes e
docentes na vivência da escola propedêutica e média do Brasil.
Experiente produtor de textos com
matizes acadêmicos, ele conhece de sobejo a literatura atinente a esta linha
investigativa, motivo por que logrou ajuntar, a fim de incorporar e validar as
hipóteses, em auxílio à sua preciosa indústria intelectiva (trazida de
apropriados assentos universitários), peças de ilustrados autores – cearenses,
brasileiros e estrangeiros – examinando, assim, o tema com erudição e
profundez.
O autor submete à balha matizes e
particularidades do tríplice vínculo professor-aluno-escola, num ensaio cujos
achados revelam, infelizmente, nossa inópia administrativo-educacional, mas que
poderão, doravante, servir de norte a políticas oficiais em proveito da
Educação em vários aspectos aduzidos no volume.
Ao reunir indicadores empíricos e
escopos doutrinários em simbiose e consentânea relação, Paulo Barguil procede,
exaustivamente, ao cruzamento de tabelas, bem como à exibição de outros
recursos dispostos pela ciência da Estatística Descritiva, granjeando, por fim,
desvestir todas as suas suposições e certificar, com nitidez cristalina, as
hipóteses concebidas antes da análise do assunto, o que concede ao seu
experimento o certificado da certeza relativa, porquanto, por natural, nas
Ciências, nomeadamente naquelas de caráter social, não se cogita em verdade
absoluta.
Induvidosamente, este é um trabalho de
elevado ânimo da inteligência, porquanto demonstra a força acadêmica de quem o
firma, de modo a constituir aporte de peso à literatura educacional do Brasil,
enriquecido pelas reflexões interdisciplinares, por onde o autor circula com
serenidade e altivez, em consequência de seus preparativos de vida
universitária desenvolvidos à risca, com vistas a poder exibir porte ufano de
intelectual devidamente ultimado na seara escolhida para trafegar profissional
e cientificamente.
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