sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

NOTAS ACADÊMICAS - Carnaval - Nova Academia


NOTAS ACADÊMICAS

CARNAVAL

Equipe da TV Diário, enviada pela produção do programa Brasília-Ceará, do jornalista Wilson Ibiapina, gravou na tarde de ontem uma entrevista com carnavalescos cearenses sobre a atividade momesca no Estado.

O cenário da gravação foi a área climatizada da Embaixada da Cachaça, na Aldeota, point que se tem convertido em reduto boêmio e espaço cult da cidade – um empório especializado no destilado brasileiro que lhe dá nome, e que também serve bebidas finas em geral.

O bate-papo foi conduzido pelo jornalista Reginaldo Vasconcelos, e dele participaram o televisivo Dilson Pinheiro, o jornalista Francisco Felix e o Radialista Alexandre Maia, todos tradicionais carnavalescos da Cidade.

O artista sônico Dilson Pinheiro, que comanda um programa na TVC sobre músicas nordestinas, é fundador do mais tradicional bloco de pré-carnaval de Fortaleza, denominado “Num Ispaia Sinão Ienche”, que anima o Bar da Mocinha, nos altos da Praia de Iracema, nos sábados que antecedem o carnaval e durante o tríduo momino. Ele é membro da ACLJ.


Francisco Felix é jornalista veterano, com atuação na Rádio Pitaguari de Maracanaú. Há mais de 40 anos pertence à Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará (Crônica Carnavalesca), que ele preside por quatro mandatos consecutivos.

Essa instituição é responsável pela eleição do Rei e da Rainha Momo e pela administração de sua Corte a cada ano. Félix é “comendador” da ACLJ, indicado para receber a Medalha Jornalista Durval Aires de Menezes.

Alexandre Maia, que atua na Rádio Assunção, é um renomado promotor de eventos no Estado, fundador da extinta Aplauso Produções, uma das maiores empresas de entretenimento cearenses de todos os tempos.

Alexandre teve escola de samba em Fortaleza há muitos anos e mais recentemente presidiu a Federação das Agremiações Carnavalescas do Estado do Ceará. Também é detentor da Comenda Durval Aires de Menezes, da ACLJ.



O programa Brasília-Ceará, com o confrade Wilson Ibiapina, que o apresenta da Capital Federal, vai ao ar pela TV Diário às terças-feiras, a partir das 14:30.


NOVA ACADEMIA

Ao final da solenidade comemorativa aos 80 anos do Conselho de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), que ocorreu na noite de ontem (21.01.16) na sede da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), foi instalada a Academia Cearense de Engenharia (ACE), com a posse de seus 40 membros titulares, mais quarenta honorários, além de correspondentes e beneméritos.

A novel Academia, de cunho lítero-científico no campo das engenharias, será presidida pelo Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, eleito por aclamação, e tem nos seus quadros um membro da ACLJ, o engenheiro Cássio Borges, que simplifica assim o seu principesco nome completo – Manfredo Cássio de Aguiar Borges.

A ACLJ estava representada na cerimônia de instalação da entidade congênere pelos acadêmicos Reginaldo Vasconcelos, seu presidente em exercício, pelo 1º Secretário Vicente Alencar (na companhia da sua Margarida), e pelos confrades Marcos André Borges e Amaro Pena. Presidindo a mesa dos trabalhos, ao lado do Governador do Estado Camilo Santana, o Presidente da FIEC Beto Studart, Membro Benemérito da ACLJ. 

Durante suas falas, o Presidente Antônio Albuquerque agradeceu os préstimos do nosso confrade Geraldo Jesuino da Costa, professor, literato e artista plástico refinado, titular da Cadeira 32 da ACLJ, o qual orientou os mentores do novo silogeu na criação dos seus símbolos litúrgicos, quais sejam o brasão da entidade, a medalha do acadêmico e a sua beca ritual, inspirada na nossa "pelerine", mas talhada em cetim azul, em referência à cor da safira do anel de grau da engenharia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário