quarta-feira, 25 de setembro de 2019

NOTA SOCIAL - Lúcio Homenageia Virgílio



LÚCIO
HOMENAGEIA
VIRGÍLIO


O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), sob a presidência do Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, promoveu, na noite desta terça-feira (24.09.19), uma grande homenagem à memória do ex-governador Virgílio Távora (VT).



Virgílio Távora foi um dos maiores políticos que o Ceará já produziu, pela grande probidade e pela gestão excepcionalmente operosa que realizou no Governo do Estado, por duas legislaturas. No dia 29 deste mês de setembro ele completaria cem anos de idade.



A solenidade teve início com uma longa dissertação do professor José Filomeno de Moraes, falando sobre o maior político cearense do Século XX, narrando a história de sua vida desde a infância, descendo a detalhes sobre os muitos cargos que exerceu na política nacional.


A sessão se realizou no Auditório Thomaz Pompeu Sobrinho do Palacete Jeremias Arruda, sede do Instituto, e ao final foi lançado o livro “Virgílio Távora e sua Época”, publicação do saudoso ex-deputado federal Marcelo Linhares.



As comemorações do centenário de VT continuam nesta quarta-feira, com missa na Paróquia da Paz às 19:00h, e nesta quinta-feira (26), com a entrega da medalha que leva o nome de Virgílio Távora ao ex-deputado, escritor e historiador César Barreto, na Assembleia Legislativa.


A homenagem foi recebida por Tereza Távora Ximenes (com Dr. Lúcio na imagem), filha única de Virgílio e Luíza Távora – que foi uma das mais atuantes Primeiras-Damas que o Estado conheceu.



A ACLJ esteve presente nas pessoas de seu Presidente, Reginaldo Vasconcelos, do Maestro Poti Fontenele, que capitaneou a ilustração musical do evento (juntos na imagem), e por seu Secretário-Geral, Jornalista Vicente Alencar.

Presentes ainda três Membros Beneméritos da ACLJ. Além do próprio Dr. Lúcio Alcântara, o grande anfitrião –  o bibliófilo José Augusto Bezerra e o Ministro Ubiratan Aguiar, que na imagem está ladeado pela Sra. Tereza Távora Ximenes e por Dona Terezita, sua mulher.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário