terça-feira, 3 de setembro de 2019

NOTA CULTURAL - Festival "Alunos que Inspiram"


FESTIVAL
“ALUNOS QUE INSPIRAM”
SUCESSO ABSOLUTO



Entendendo a importância de dar vazão à imaginação, à criatividade e à expressividade faz parte do processo de construção da própria identidade e da realização pessoal, para a formação integral dos estudantes da rede estadual de ensino, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promove o “Festival Alunos que Inspiram”, que em 2019 chega à IV edição.

Nesta última quinta-feira (29) foi dia de os trabalhos com maior destaque serem apresentados, na etapa final da mostra, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sob a Coordenação de Gilgleane Silva, Coordenadora de Protagonismo Estudantil, e toda a sua equipe. 

Destaque para o artista sônico e professor Marcelo Teófilo, que atua no Protagonismo Estudantil dessa importante Coordenadoria da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.


O Festival está consolidado como um dos maiores eventos de arte e cultura do País, dedicado aos alunos das escolas públicas de todo o Estado do Ceará, e encerra as atividades do “Ao Gosto do Aluno”, projeto que conta com programação especial em comemoração pelo mês do estudante.

O processo educacional, para ser completo, precisa deste tipo de medida. Trata-se de uma maneira de envolver a juventude nas escolas” – destaca Izolda Cela, vice-governadora do Estado, que é psicóloga e professora:


É muito bonito ver tudo o que os estudantes conseguem fazer. Nessa final, com certeza, é difícil escolher quais produções serão vencedoras”, observa a Profa. Izolda.

Um total de 10.804 trabalhos foram inscritos na edição deste ano. Antes da final, o Festival passou pelas fases escolar e regional. Esta última elegeu os classificados para a etapa estadual.

Hélcio Batista, que representou o governador Camilo Santana no evento, ressalta que os jovens são capazes de inspirar a sociedade.

Queremos que cresçam, que se realizem e que inspirem mais jovens a acreditar na educação, único caminho para a verdadeira transformação social”, enfatiza.

Eliana Estrela explica que iniciativas como esta, que exploram o potencial da juventude, não são investimentos apenas financeiros, mas, investimentos nos seres humanos.

Este é um momento de alegria, em que os jovens estão demonstrando o talento e o conhecimento que constroem na escola. Parabenizo aos finalistas e também a todos os que participaram”, comenta.

Pintura, desenho, grafite, escultura, fotografia, poema, cordel, quadrinhos, conto, crônica, dança, intérprete, música autoral, esquete teatral e curta-metragem são as 15 expressões artísticas disponibilizadas. Uma comissão de jurados elegeu os melhores trabalhos, tendo em vista aspectos como originalidade, criatividade e construção.


Entre os convidados para o júri, os acadêmicos da ACLJ Alana Girão de Alencar, que apreciou os textos de “poesia”; Reginaldo Vasconcelos, que julgou o gênero “crônica”; e Júlio Soares, julgando os trabalhos concorrentes na categoria “literatura de cordel”. 

Nesta categoria venceu Fernando Veras, de 17 anos, estudante da 3ª série na Escola Jaime Laurindo da Silva, da cidade de Barroquinha. Ele conta que a princípio tinha mais inclinação para outras manifestações, como poema e crônica, mas aceitou o desafio de escrever um cordel.

Estudei a métrica, a história, e acabei conhecendo melhor uma área que antes achava difícil. Comecei a gostar e pretendo continuar. Sou criativo e as ideias surgem a todo momento. A ideia desse festival nos estimula a realizar algo. Às vezes a pessoa até tem um dom, mas não o trabalha, por falta de motivação, e aqui temos essa oportunidade”.

Vencedores

1. Artes Visuais

Pintura – Marcos Vinícios Rocha Ferreira
Desenho – Cíntia Alves Silva
Grafite – Samuel de Sousa Ferreira
Escultura Lara Ketelley Pareira André
Fotografia –Isadora Alves Silva

2. Criação Literária

Poema – Edivânia Pereira da Silva
Cordel – Fernando Veras Silva
Quadrinhos – Denis Aureliano
Conto – Rayonara Cavalcante dos Santos
Crônica Dayane Dalles de Oliveira

3. Dança

Dança – Equipe da EEMTI Filgueiras Silva

4. Música

Intérprete – Equipe da EEEP Governador Virgílio Távora

Autoral – Maria Luiza Viturino de Barros Marques

5. Teatro

Esquete Teatral – Equipe da EEFM Doutor Gentil Barreira

6. Vídeo

Curta Metragem – Ser mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário