quarta-feira, 11 de setembro de 2019

NOTA ACADÊMICA - ACLJ - Reunião do "Núcleo Duro"


ACLJ
REUNIÃO DO
“NÚCLEO DURO”



Suspenso o encontro informal semanal da Decúria Diretiva da ACLJ na Tenda Árabe, reuniu-se nesta última terça-feira (10.09), o dito “Núcleo Duro”, composto pelo Presidente Reginaldo Vasconcelos, o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, o Diretor Tesoureiro Paulo Ximenes, e o Segundo-Secretário Adriano Jorge.



O fito dessa reunião especial foi a abordagem de assuntos sensíveis da entidade, relativamente aos destinos da confraria, discutindo os fatos recentes mais momentosos da vida institucional.

Dentre os temas tratados exaltaram-se os valores morais a serem defendidos na senda administrativa da entidade, em defesa da democracia, da ética, da liberdade de expressão e da família acelejana.

De interesse geral da quadratura de acadêmicos titulares, se destaca a deliberação de “sublimar” sumariamente aqueles que não se mantenham em dia com a tesouraria da instituição, para que se faça justiça com os que são adimplentes.

A partir de maio último, a ACLJ passou a exigir as contribuições financeiras mensais estatuídas, para suprir despesas administrativas emergentes – dispensados os membros honoríficos, os setuagenários e as senhoras acadêmicas que prefiram não contribuir.

O processo de “sublimação” ocasiona a perda da Cadeira Numerada, sem prejuízo da vitaliciedade da pessoa, com a sua promoção à dignidade de Membro Honorário.

Na reunião se encaminhou moção de honra ao jovem casal de acadêmicos Alana Girão e Júlio Soares, que durante este ano tiveram uma brilhante atuação na pauta social da ACLJ, promovendo saraus de poesia e outros eventos de grande importância cultural. 

O “casal 20” da nossa instituição é um exemplo de harmonia e dinamismo, reputado pelo Presidente Emérito, Rui Martinho Rodrigues, digno de nossa inteira confiança e gratidão.  

Também ficou registrado na reunião especial que o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, socialmente conhecido como Dr. Cabeto, um dos personagens mais proeminentes na sociedade cearense, atual Secretário de Saúde do Estado do Ceará, foi comunicado de público de que seu nome foi aclamado para suceder, na Cadeira de nº 6 da ACLJ, o seu tio e homônimo Roberto Martins Rodrigues, falecido em junho passado.

O comunicado foi feito pelo advogado e jornalista Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ, durante entrevista que o Dr. Cabeto prestou na manhã de domingo passado (08.09), ao Programa Dimensão Total, da Rádio Assunção de Fortaleza, de que participavam, dentre outros, o jurista Djalma Pinto, Membro Titular Fundador da nossa confraria, e o Senador Cid Carvalho, seu Presidente de Honra.

Dr. Cabeto, que já tivera ciência da propositura de seu nome para a sucessão do tio, feita pelo confrade Arnaldo Santos, aceitou a honraria, embora ressalvando, por mero exercício de modéstia, não se considerar a altura para suceder o parente ilustre, na Cadeira cujo Patrono Perpétuo é o seu saudoso avô, José Martins Rodrigues.

A solenidade de posse está prevista para o dia 13 de dezembro, no Palácio da Luz, quando Dr. Cabeto vergará a mesma pelerine de Membro Fundador daquele que sucederá. 

Objeto de louvores ainda o Membro Titular Fundador Cândido Albuquerque, nomeado Reitor da Universidade Federal do Ceará, na imagem, tomando posse no cargo, ao lado do Ministro da Educação Abraham Vasconcelos Weintraub.    





Cândido é forte candidato ao título Homem do Ano no Ceará em 2019, concorrendo, até o momento, com o economista Mansueto Almeida, Secretário do Tesouro Nacional. A eleição deverá ocorrer em novembro vindouro, e a outorga do título na Assembleia Geral Ordinária prevista para o dia 13 de dezembro.



Ainda no campo familiar, fez-se o registro do mestrado em Direito Constitucional concluído nesta semana pela Dra. Alexsandra Butão, consorte do confrade Arnaldo Santos, que apresentou uma brilhante dissertação intitulada “A Multiparentalidade na Repercussão Geral 622 do Supremo Tribunal Federal, em Analise do  REx nº 898060 – Proposta de Legis Ferenda”.

Registrou-se também o transcurso, nesta última sexta-feira (06.09) do aniversário da paracadêmica Graça Leandro, consorte do confrade Reginaldo Vasconcelos, atual presidente da ACLJ, que na imagem posa com a amantíssima companheira e com as duas filhas do casal, Estefânia e Thiena.


Como a formação juvenil desse casal remonta à década de 70 do século passado, portanto antecedendo a série de televisão que deu origem à expressão “Casal 20”, analogia melhor seria com o Batman e a Mulher-Gato.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário