sexta-feira, 27 de abril de 2018

NOTA ACADÊMICA - Lista Tríplice Está Completa



HOMEM DO ANO NO CEARÁ 
EM 2018
ÂNGELO GUERRA RECEBE INDICAÇÃO 
LISTA TRÍPLICE ESTÁ COMPLETA


O engenheiro Ângelo Guerra, Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27 de abril, uma comissão de acadêmicos da ACLJ (Reginaldo Vasconcelos, Arnaldo Santos e Vicente Alencar), que lhe foram comunicar a indicação de seu nome ao título de Homem do Ano no Ceará em 2018, láurea que será outorgada, após sumário processo eleitoral, em dezembro deste ano.




A candidatura do Dr. Ângelo Guerra foi proposta pelo também engenheiro Cássio Borges, jornalista na juventude, ex-diretor da autarquia, Membro Titular da ACLJ, que assevera estar sendo ele considerado, no seu meio profissional, “o melhor Diretor-Geral do DNOCS nos último 30 anos” – o que o credencia de fato para concorrer ao honroso título desta entidade, jornalístico-literária.



Assim, a escolha do “Homem do Ano no Ceará em 2018” se dará a partir de uma lista tríplice já definida, composta por:

1. Romildo Carneiro Rolim – contador, administrador, especialista em Gestão Empresarial e em Normas Internacionais de Auditoria Interna, mestre em Avaliação de Políticas Públicas, funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), conhecedor de todos os setores do Banco que já dirigiu ou gerenciou, indicado e nomeado Presidente daquela Instituição Financeira Federal por critério de absoluto mérito técnico; 

2. Ubiratan Diniz de Aguiar, advogado, ex-deputado, Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União, que integrou e presidiu, atual Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), cuja gestão tem se empenhado em:

a) unir todas as instituições congêneres no Ceará (fundou o Colégio de Presidentes de Academias e Entidades Culturais do Ceará);

b) atrair as novas gerações de estudantes ao ambiente literário, para estimular a cultura e a arte no Estado;

c) criar um memorial da ACL (a academia de letras mais antiga do Brasil), com modernos recursos técnológicos, a ser instalado no subsolo do Palácio da Luz;

d) e em conscientizar a Administração Pública da importância social do imprescindível apoio das três esferas de Governo às atividades culturais.

3. Ângelo José de Negreiros Guerra, nascido em Fortaleza, com origem familiar na região jaguaribana, formou-se na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e logo que se graduou começou a exercer intensamente a engenharia, ciência para a qual se considera vocacionado.

Sem ter nenhuma conexão política, nem tampouco partidária, ficou surpreso quando foi comunicado de que seria nomeado Diretor-Geral do DNOCS, o que significa que a indicação de sua pessoa atendeu a critério eminentemente técnico.

Isso explica o seu reconhecido desempenho à frente do DNOCS, tantas vezes comandado no passado por pessoas jejunas em hidrologia, em irrigação, em açudagem, desconectadas da história meritória daquela Autarquia Federal, bem como descompromissadas com o destino glorioso que o Órgão merece e que certamente ele terá.



Todos os indicados ao título são grandes destaques cearenses no âmbito nacional, de modo que, após a eleição do Homem do Ano, os demais serão distinguidos com títulos de mérito e subidas homenagens, que lhe serão conferidas pelos agraciados nos anos anteriores – o Líder Empresarial Beto Studart (Homem do Ano 2016) e o Senador Eunício Oliveira, atual Presidente do Senado Federal (Homem do Ano 2017).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário