terça-feira, 24 de abril de 2018

CRÔNICA - Cinco Elefantes Incomodam Muita Gente (HE)


CINCO ELEFANTES
INCOMODAM MUITA GENTE
Humberto Ellery*



Quem é da minha geração deve lembrar de uma bobagem  que os gaiatos inventaram para  frescar com a nossa cara (zoar, curtir, tirar sarro, bullying, são termos de outra geração). A brincadeira consistia em perguntar como era possível colocar cinco elefantes dentro de um fusca. Enquanto o abestado ficava matutando, tentando descobrir a resposta, o gaiato respondia: “três atrás e dois na frente”. Quá-quá-quá (kkkkkkkkk também não é do meu tempo).

Em seguida, o gaiato tornava a perguntar: “e cinco girafas?” a resposta era também três atrás e duas na frente, só que precisava abrir o “teto-solar” (que era a grande novidade do verão de 64). Apelidada de “cornowagem”, a versão com teto-solar foi uma novidade que foi logo cancelada – saiu de linha.

Lembrei agora dessas bobagens ao saber que o Lúcio Funaro delatou ao MP que certo dia entregou um envelope, contendo um milhão de reais em propina, ao advogado Jose Yunes, dizendo ser destinado ao Eliseu Padilha, para entregar ao Temer. Ou coisa parecida. Não prestei muita atenção à narrativa.

Eu fiquei impressionado foi com o tamanho desse tal envelope. Supondo que era um desses comuns, que acondicionam papel A4, e considerando suas dimensões (21,0 cm X 29,74 cm) o envelope então deve ser ligeiramente maior que o A4 para nele caberem muitas folhas, com alguma folga. Talvez 25 cm X 35 cm.

Sabendo pelo Banco Central que uma cédula de R $ 100,00 mede 7 cm X 15,6 cm X 0, 01 cm, não precisa entender muito de geometria para saber que dez mil notas de cem reais, que perfazem um milhão de reais, colocadas uma em cima da outra dá uma pilha de um metro de altura. Dez mil X 0,0001 m = 1 m.

Mas com um pouco de criatividade podemos colocar “três atrás e dois na frente”. Pegamos pequenos pacotes de dez mil reais, de apenas um centímetro de altura cada, e arrumamos assim: colocamos três pacotes de dez mil no fundo do envelope; a cédula tem apenas sete centímetros de largura, portanto uma ao lado da outra ocupam 21 cm, como o envelope tem 25 cm de largura cabe com alguma folga.

Em seguida, colocamos mais três pacotinhos de dez mil na frente dessas, no mesmo plano. Considerando que a cédula tem 15,6 cm de comprimento, duas cédulas medem então 31,2 cm e o envelope tem 35 cm de comprimento, então cabe. Dessa maneira já acondicionamos sessenta mil reais no envelope, faltam só novecentos e quarenta mil. Mole.

Enquanto eu tentava dar a solução para esse problema lembrei que o Rocha Loures precisou de uma mala para carregar “apenas” quinhentos mil, o Vaccari usava uma mochila, por que diabos o Funaro tinha que vir com um envelope para transportar um milhão de reais? Só para me dar trabalho!

Voltando ao acondicionamento dos restantes novecentos e quarenta mil reais no envelope milagroso, vi que poderíamos colocar mais quinze camadas de sessenta mil, que somadas à primeira camada de sessenta mil já estava com dezesseis centímetros de altura (não esquecer que cada pacote de dez mil tem um centímetro de altura).

Se o envelope ainda não rasgou (será de borracha?) já colocamos dezesseis camadas de sessenta mil reais, perfazendo novecentos e sessenta mil reais. O envelope já está supercheio, e ainda faltam quarenta mil reais, o que fazer? Abre o teto-solar.

Viu como é fácil? Só não aprendi ainda foi acondicionar dólares na cueca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário