sexta-feira, 13 de julho de 2018

NOTA ACADÊMICA


SABOROSA TERTÚLIA LITERÁRIA 
DA ACLJ 
NA TENDA ÁRABE


Na noite da última quarta-feira (11.07.18) reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos Adriano Vasconcelos, Altino Farias, Dorian Sampaio Filho, Arnaldo Santos, Humberto Ellery e Reginaldo Vasconcelos.



Convocados e ausentes os confrades Rui Matinho Rodrigues (por motivo-viagem), Aluísio Gurgel (por indisposição física), Cássio Borges (aniversário da esposa e reunião em família) e Paulo Ximenes, por causa não declarada.   

O tema central foi o idioma vernáculo, com foco no modo de falar dos cearenses, cujo glossário revisto e ampliado está inserto na 2ª edição do Manual de Redação da ACLJ, já no prelo da RDS Editora, com patrocínio da BSPAR.

A experiência gastronômica desta fez foi uma substanciosa sopa de mocotó (ou mão-de-vaca), com base de batata inglesa macerada, com tutano do ossobuco (ou corredor-de-boi) e bastante pimenta, acompanhada com torradas. Trata-se de velha receita fazendeira, ensinada pela saudosa Dona Fana.

O russo Dmitry Sidorenko, linguista românico, Membro Honorário da ACLJ, enviou receita original de Estrogonofe, ou Stroganov, um prato internacional de origem russa.

Essa iguaria foi  inventada quando um chefe de cozinha francês sincretizou itens das culinárias eslava e francesa, para uma recepção da família nobre com esse sobrenome, em São Petersburgo. Será o regabofe da próxima quarta-feira em nossa Tenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário