quarta-feira, 19 de junho de 2019

COLUNA VICENTE ALENCAR - Edição 1489 - 18.06.19


VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1489
TERÇA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2019.


2019

Ano do Centenário do Colégio Militar de Fortaleza.
Ano do Centenário do Escritor Milton Dias.
Ano dos 180 anos  de F. de Assis do Nascimento,  Chico da Matilde, o Dragão do Mar.
Ano dos 190 anos de José de Alencar.
Ano dos 400 anos da posse do 1º Capitão-Mor do Ceará, Martim Soares Moreno.


Estive alguns dias no Estado do Maranhão, um dos mais ricos do Brasil, e fui informado pelo meu colega de imprensa Osmar Noleto que a Cidade de Bacabal completará 100 anos em 2020.

Inclusive a programação será cumprida no mês de abril, de 11 a 18, por sinal, mesmo período em que Fortaleza, a nossa Loura Desposada do Sol estará comemorando mais um aniversário, no dia 13 daquele mês.

Em 2020 também haverá festa no futebol cearense, pois o Campeonato Estadual de Futebol completará 100 anos.

O primeiro certame foi disputado em 1920, com coordenação da Associação Desportiva Cearense  ADC que foi o nome inicial da Federação Cearense de Futebol que também já denominou-se Federação Cearense de Desportos.

O primeiro Campeão Cearense foi o Fortaleza Esporte Clube que disputou o certame ao lado do Ceará Sporting,  Guarani, da Capital e Bangu. Estes dois últimos já não existem.

Lembro aos Desportistas que o Historiador Raimundo Girão, que pertenceu aos quadros do Instituto do Ceará  Histórico, Geográfico e Antropológico e a Academia Cearense de Letras, foi jogador de futebol do Guarani (com i) atuando como lateral esquerdo.

Como já noticiei antes o escritor Luciano Maia, da Academia Cearense de Letras, lançará no Ideal Clube, seu mais novo livro, a partir das 19 horas com entrada pelo portão da Av. Rui Barbosa.

Quero agradecer aos amigos do Clube de Poetas Brasil-Portugal a correspondência envida a este colunista com palavras elogiosas ao nosso trabalho de divulgação.

Hoje à tarde por volta das 15 (quinze) horas mais uma reunião da Sociedade Cearense de Geografia e História, na Casa de Juvenal Galeno. Todos os Membros estão sendo convidados.

Cumprimento ao ilustre confrade, Professor Cid Carvalho, pelo título recebido de Sócio Honorário da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo no último sábado, no Ideal Clube, bem como a Medalha Governador Parsifal Barroso, um dos destaques da nossa Academia.

Lamentavelmente não pude comparecer em face de compromissos pessoais assumidos no Estado do Maranhão para onde segui, retornando somente às 18 horas de ontem. Antes, na reunião de terça à noite, comuniquei o fato a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo promotora do evento.

Academia Cearense de Cultura e Arte  ACCA preparando seu calendário de 2020 quando entre outros eventos vai comemorar o centenário do Campeonato Cearense de Futebol.

A Academia de Ciências Sociais do Ceará – ACSC tem atualmente na Presidência a Senhora Lucile Granjeiro, haja vista ter o ex-Presidente José Ribeiro e Silva encerrado seu mandato, não sendo candidato a reeleição.

Presidente da Academia Cearense de Retórica, Advogado Neuzemar Gomes de Moraes, nos confirmando que a posse do Deputado Federal Mauro Benevides Filho acontecerá dia 27 deste mês. Ocupará a cadeira que pertenceu ao seu tio, o saudoso Retor Maurício Cabral Benevides.

Nosso contato: vicentealencar25@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário