domingo, 23 de junho de 2019

CRÔNICA - Maneiras de Olhar para o Céu (ES)


Maneiras de
olhar para o céu
Edmar Santos*


A curiosidade nossa nos leva a viagens mentais surpreendentes. Vez por outra!

Dizem que todo cientista tem um toque de curioso que o leva a buscar os porquês das coisas que lhes chamam a atenção. Deve ser mesmo.

Olhei para o céu outro dia, acompanhando as viagens ideativas de Stephen Hawking e Neil Degrasse – astrofísicos conceituadíssimos. Deles apreendi uma perspectiva bem lúcida sobre o Cosmo. Tudo que vem depois do azul é uma infinita massa negra que se expande, e o buraco negro é um fato.

Mas o que me surpreendeu mesmo foi quando o Neil disse: “A perspectiva cósmica é espiritual – até mesmo redentora – mas não religiosa!” Gostei demais dessa perspectiva!

Distante de religiosidade, mas pelo roteiro espiritual, é bem possível viajarmos também nas ideações do apóstolo Paulo (Bíblia Sagrada, Coríntios 2-12) quando disse: “Conheci um homem que foi elevado em êxtase espiritual ao terceiro céu (...) não sei se no corpo ou fora dele”. Não é de se maravilhar?

Olhar para o céu passou assim, para mim, e desde então, a ser uma aventura astrofísica espiritual – a cada galáxia, astro, estrela ou outro corpo celeste qualquer, visualizo a grandiosidade e a beleza de tudo, e a infinitude da glória de Deus. Olhe mais para o céu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário