sábado, 29 de junho de 2019

CRÔNICA - Roberto Martins Rodrigues Descansou (RV)


ROBERTO MARTINS RODRIGUES
DESCANSOU
Reginaldo Vasconcelos*


Não que ele quisesse descansar. Era incansável. Aos novent’anos ainda era um menino. O andador lhe prestava reverência; a bengala era uma concessão que ele fazia à Natureza.   

Mas o Pai Celeste Absoluto insistiu com ele que era preciso descansar. Ele resistia. Passou um mês argumentando que ainda havia namoradas em flor para regar com o seu carinho galante, com a sua britânica elegância juvenil.

Seu sobrinho e homônimo intermediava a negociação. Ainda havia uns uisquinhos a tomar, na ceia larga da Tenda Árabe, contando seu passado idílico vivido sem grandes sobressaltos, geralmente elogiando e, se muito, narrando sem mágoa nenhuma e perdoando.

Principalmente – com certeza dizia ele ao Pai Celeste – tinha gravações a fazer nas sextas-feiras; não podia deixar na mão o nosso confrade Arnaldo Santos, em cuja mesa de debates na TV tinha cadeira cativa. Ainda não era hora de sair de cena – ele obtemperava.

Na arquibancada do afeto nós esperávamos ansiosos,  acompanhando a sua luta para convencer o Arquiteto do Universo a deixá-lo conosco um bocadinho mais, mais um pouco de manhãs e entardeceres, algumas noites a mais nos brindando com a sua honrosa amizade e companhia.

Mas não deu. Finalmente ele teve que despedir o amigo motorista, com o qual ganhava pernas pelas ruas da cidade, para, ainda que de mau grado, embarcar na vistosa carruagem do Divino e seguir para o destino universal.

Da Beira-Mar, quem estivesse atento agora há pouco veria a sege divina seguindo direto para o céu dos justos, tirada a dois cavalos brancos, símbolos da paz e da virtude, com o nosso Robertinho sentado ao lado direito de Deus Pai, vergando a pelerine ritual da nossa Academia, para nos representar no Paraíso. 

Em 29 de junho de 2019 - às 20 h.





NOTA DO EDITOR

Acaba de falecer em Fortaleza, aos 90 anos de idade, após muitos dias de internação na UTI do Hospital Monte Klinikum, Roberto Martins Rodrigues – advogado, professor, jornalista – Membro Titular da ACLJ, componente de seu grupo inaugural, fundador da Cadeira de nº 6, patroneada por seu ilustre genitor, José Martins Rodrigues.  Ele teve vários casamentos, mas em nenhum deles houve filhos.

Na 8ª Assembleia Aniversária da ACLJ, na noite do dia 04 de maio deste ano, no Palácio da Luz, Roberto Martins Rodrigues recebeu a última homenagem em vida, a Comenda Benemérito Ivens Dias Branco, recebendo o diploma e a medalha das mãos de Dona Consuelo Dias Branco e da Dra. Graça Dias Branco da Escóssia. 
      



COMENTÁRIO

Meu caro Presidente Reginaldo, uma noite triste.

Estou em Beberibe. Acabo de “abrir” o computador agora às 11 e 20, e tomei conhecimento do acontecido. Sem redundância, uma tristeza triste. Fiquei abalado. Meu Professor era um “papo” fora do comum. Mesmo sabendo do seu frágil estado de saúde, tomei um choque. Que pena! Mas a vida é assim. Amanhã lhe telefono para saber onde se realizará o velório.

Que Deus nos ajude a todos.

Vicente Alencar.

.................................................................................

A Faculdade de Direito da UFC lamente e comunica o falecimento do Prof. Dr. Roberto Martins Rodrigues, um dos mais respeitados intelectuais e ilustre conhecedor das Ciências Jurídicas do nosso Estado.

O Direito perde um dos seus mais valorosos e respeitados operadores, a sociedade perde um cidadão ético e humanista, e a intelectualidade cearense fica mais empobrecida.

Descanse em Paz.

Prof. Cândido Albuquerque
Diretor da Faculdade de Direito da
Universidade Federal do Ceará – UFC

Velório no Ethernus – Das 8:00h às 12:00h

.................................................................................

A CRÔNICA DO MEU SENTIMENTO, do Senador Cid Carvalho, que vai ao ar pela Rádio Cidade de segunda a sexta, na tarde de hoje (01.07.2019) foi dedicada a Roberto Martins Rodrigues. 

                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário