segunda-feira, 17 de abril de 2017

ARTIGO - A Importância da Leitura (GS)


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Gabriela Santos*


A prática da leitura é um fator essencial no desenvolvimento do cidadão. A leitura enriquece o vocabulário, desenvolve o repertório e estimula a memória, tornando necessária sua introdução em nossas vidas desde cedo.

As tecnologias do mundo moderno são brandes influências na prática de ler livros. Com o fácil acesso à tecnologia, muitos indivíduos dispensam o conhecimento dos livros e optam por informações resumidas na internet, consequentemente estimulando a preguiça de ler. Os livros são constantemente desvalorizados na atualidade, a reprovação em português é alta.

A frequente leitura de livros amplia, progressivamente, o conhecimento e o bom senso, nos tornando aptos a cumprir nossas exigências como cidadãos, por exemplo, a participação ativa em discussões, a demanda de direitos, liberdade de expressão etc. A falta de leitura afeta diretamente a construção do caráter e a prática de valores.

Portanto, o Ministério da Educação dever estimular a leitura valorizando currículos com a inserção de livros que retratem o nosso contexto social atual.
*Maria Gabriela Andrade Santos
Tem 13 anos de idade
É Estudante do Ensino Fundamental em Fortaleza
É filha do Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos
(e da Médica Ana Paula Caetano de Andrade) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário