quinta-feira, 6 de abril de 2017

ARTIGO - A Bíblia e o Socialismo (HE)


A BÍBLIA E O SOCIALISMO
Humberto Ellery*


2 No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão.  3 Disseram-lhes os israelitas: quem dera a mão do Senhor nos tivesse Matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto Para fazer morrer de fome toda esta multidão. (Êxodo, 16 : 2,3) 


A Bíblia não é um livro de História, tampouco é um livro de Ciências; nela não se busque epistemologia, pois nada se encontrará que trate dos limites ou etapas do conhecimento humano. A Bíblia é simplesmente um livro de fé! Só tudo isso. No entanto impressiona-me a quantidade incrível de respostas que ela me dá, sobre qualquer assunto.

  
Há já algum tempo que venho estudando exaustivamente sobre um fenômeno que me deixa curioso, e que pode ser resumido em uma pergunta: O que leva um intelectual bem dotado, com quase cem bilhões de neurônios, estudioso, culto, viajado, bem informado, sadio física e emocionalmente, bom-caráter, resolvido econômica e financeiramente, capaz de elaborar raciocínios sofisticados e complexos a assumir o Comunismo como a ideologia salvadora da Humanidade?

Raymond Aron, no seu provocativo “O Ópio dos Intelectuais” (que no Brasil saiu como “Mitos e Homens”), fez um exaustivo trabalho para expor como é o comunismo, segundo ele “uma versão aviltada da mensagem cristã”,  mas apenas arranhou o por quê dos intelectuais se deixarem seduzir por uma ideologia tão estúpida.

Um intelectual com doutorado em Psicologia, Sociologia, Antropologia (tudo isso em um mesmo cérebro), como pode querer que funcione um sistema que tem em seu DNA a morte da Liberdade: “Extrair de cada qual segundo sua capacidade, e dar a cada qual segundo sua necessidade” Nem o Anarquista Proudhom (“toda propriedade é um roubo”) aceitaria essa dominação, pois afirmou: “quem botar as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo!”.

Como pode um Economista, com Phd e pós doutorado encontrar alguma consistência, alguma racionalidade econômica num sistema que não tem como estabelecer sequer os cálculos dos preços? A Teoria do Valor-Trabalho, de Karl Marx, foi simplesmente esmigalhada por Böhm-Bowerk.

Aliás, a Escola Austríaca (de que o político cearense Ciro Ferreira Gomes declarou nunca ouviu falar), onde pontificaram também Hayek e Von Mises, fez picadinho (por sinal, indigesto) das estupidezes de Karl.

O Psiquiatra polonês Andrzej Lobaczewski mergulhou mais fundo na questão. Criou inclusive uma nova área de estudos psicológicos, a Ponerologia (estudo da maldade) e explicou como os psicopatas assumem o poder, e fundam a Patocracia. Tudo bem, se estamos falando de Lenin, Stálin, Mao, Pol Pot, Fidel, Dirceu, Lula, Chaves, e outros criminosos, mas eu estou tentando entender pessoas que, pelo menos eu julgo, sadias.

A explicação está na grande quantidade de pessoas que, de bom grado, trocam sua liberdade por uma panela de carne e pão à vontade. Mas e os intelectuais? Ora, eles serão os Faraós, ou farão parte da sua corte, a Nomenklatura, pois o trabalho pesado ficará com os escravos, ou proletários.

Eu prefiro queimar a sola dos pés caminhando, durante quarenta anos, sobre as areias escaldantes do deserto pela minha Liberdade, em busca de Canaã. Mesmo que eu não consiga chegar lá, como Moisés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário