segunda-feira, 3 de abril de 2017

RESENHA - Programa Dimensão Total (02.04.17)


PROGRAMA
DIMENSÃO TOTAL
02.04.17


Dimensão Total é um programa radiofônico semanal de debates, do Jornalista Ronald Machado, pela Rádio Assunção de Fortaleza, na sintonia AM 620 ou pela Web, aos domingos, entre 10 e 12 horas, apresentado interinamente por Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ, tendo como assistente de estúdio o radialista e produtor executivo Alexandre Maia.


O apresentador abriu o programa pontuando que se fôssemos eleger a palavra do ano no Brasil em 2016, como fazem anualmente os americanos com termos em inglês, concorreriam dois vocábulos da língua portuguesa a que a política e a imprensa resolveram dar uma semântica diversa, para emprega-las de forma exaustiva na sua nova acepção.

A primeira palavra é “narrativa”, que originalmente designa o relato de uma história, e que durante os discursos do processo de impeachment da Presidente Dilma e da operação Lava Jato passou a significar cada tese de acusação, como também cada argumento de defesa.

A segunda palavra é “golpe”, cuja acepção mais comum é um acontecimento súbito e inesperado: um golpe de faca, um golpe de sorte, um golpe de estado, um golpe militar. Neste caso de golpe político, aplica-se quando um repentino ato de força de um grupo ilegítimo rompe a normalidade institucional de uma nação para a tomada do poder.

O recente impeachment de Dilma Rousseff, que a retirou da Presidência da República pela via constitucional, passou a ser insistentemente tratado como “golpe” pelos que não concordaram com o processo.

A propósito disso, o tema musical de abertura do programa de 02 de abril foi a música intitulada O Maior Golpe do Mundo, composição e gravação da dupla Deny e Dino, da década de 70, que estranhamente usa a palavra “golpe” de uma maneira positiva – talvez fazendo alusão irônica e velada ao golpe militar de 1964.

O título da canção, lançada em 1975, que se repete no refrão, coincide com a primeira frase da letra de uma música mais antiga, datada de 1967, do compositor e cantor popular gaúcho Teixeirinha, denominada "Canção de Luto", que foi tema de um filme cinematográfico do mesmo nome. 


O maior golpe do mundo / É ser malandro honesto / É fazer tudo certo / Como a vida diz.

O maior golpe do mundo / É não sentir saudade / Não ouvir maldade / Não ser infeliz.

O maior golpe do mundo / É você ser artista / E ter sempre em vista / O que é melhor.

O maior golpe do mundo / É se casar com ela / Ser marido dela / E sempre ser feliz.

Compareceram ao programa o jurista Djalma Pinto, o Professor Rui Martinho Rodrigues, o advogado Roberto Pires, o Senador Cid Carvalho e o Delegado da Polícia Federal César Bertozi – além de um convidado especial, o linguista russo Dmitry Sidorenko.


Os temas tratados na edição foram o julgamento da chapa Dilma-Temer pelo TSE, que ocorrerá no próximo dia 04 de abril, a baixa popularidade do atual Presidente da República, a reforma da Previdência e a Operação Carne Fraca da Polícia Federal.

O Dr. Djalma Pinto e o Delegado Bertozi afirmaram que não houve falha da Polícia Federal na divulgação da promiscuidade entre agentes do Ministério da Agricultura e grandes frigoríficos que aqueles deveriam fiscalizar com rigor, e que negociavam condições para fechar os olhos a exigências sanitárias não cumpridas. 

Assim como o Dr. Roberto Pires, ambos entenderam que os culpados pelas nefastas consequências para a balança comercial brasileira, com a suspensão das exportações de carne para diversos países, são os fraudadores, pois a Polícia tem obrigação profissional de fazer a persecução criminal, cabendo-lhe manter os fatos em sigilo apenas quando a sua divulgação for prejudicial às investigações.

O Professor Ruy Martinho Rodrigues demonstrou com argumentos técnicos que de fato a Previdência está em colapso financeiro, e que o imenso estoque das dívidas de grandes contribuintes inadimplentes e de uma massa de pequenos devedores, que se acumulou ao longo dos anos, em grande parte é constituído de um passivo irrecuperável, pela insolvência absoluta ou até pela extinção das pessoas responsáveis, físicas e jurídicas.        


Ao final, Dmitry Sidorenko respondeu a questionamentos sobre a aparente aproximação entre o Presidente Putin, da Rússia, com Donald Trump, dos Estados Unidos, e a reação dos seus conterrâneos aos boatos de que aquele tenha interferido nas últimas eleições americanas. 

Falou também sobre os privilégios de que desfrutavam os altos funcionários do Partido Comunista e da baixa qualidade dos serviços públicos no período soviético, comparados com esses mesmos serviços após a perestroica. 

Dentre os participantes do programa deste domingo, Djalma Pinto e Rui Martinho Rodrigues são membros da ACLJ, este último seu Presidente Emérito, bem como é titular da nossa Academia o Senador Cid Carvalho, seu Presidente de Honra. Dmitry Sidorenko, exímio conhecer do idioma português, interprete oficial da Embaixada do Brasil em São Petersburgo, e que vem  ao Ceará anualmente, é Membro Honorário da ACLJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário