sexta-feira, 10 de março de 2017

NOTA ACADÊMICA - Dmitry em Fortaleza


DMITRY EM FORTALEZA


Está em Fortaleza para a sua temporada anual o linguista russo Dmitry Sidorenko, Membro Honorário da ACLJ.

Formado em línguas românicas, com foco na língua portuguesa, ele é o intérprete oficial da Embaixada do Brasil em São Petersburgo, onde acompanha delegações de autoridades, empresários e intelectuais brasileiros àquela cidade, que é a capital cultural da Rússia.

Na noite desta quinta-feira (09.03.17), recepcionado por acadêmicos na Tenda Árabe, lounge da ACLJ no Empório Embaixada da Cachaça, Dmitry brindou o grupo com uma seleção das melhores vodcas russas, dentre as mais populares do momento naquele país, inclusive a série prata da tradicional marca Myagkov.



Nessa edição especial as garrafas da Myagkov vêm envelopadas em película colorida, exibindo nos rótulos grandes beldades mundiais que foram objeto de reportagens da revista americana Playboy, ao longo dos anos.

Sendo a vodca um dos orgulhos nacionais da Rússia, bebida destilada intimamente relacionada com a cultura daquele país – assim como o uísque da Escócia e a cachaça do Brasil – essa série de modelos e misses rotulando uma marca tradicional, reproduzindo fotografias divulgadas na mais icônica revista americana, já é um claro efeito da aproximação entre os dois países, que se inaugurou a partir da eleição de Donald Trump.

Tamanha é a relação da vodca com o povo, a história, a cultura e a política na Rússia que, desde a primeira eleição de Wladimir Putin foi lançada uma nova marca da bebida cujo nome, Putinka, traduz-se do russo, literalmente, como “Putinzinho” – sem intenção diminutiva, obviamente, mas com evidente conotação afetuosa de carinho.

O “embaixador” Altino Farias, Segundo-Secretário da ACLJ, titular da principal cachaçaria do Estado, trouxe para degustação dos acadêmicos duas cachaças  especialíssimas, descritas abaixo.



A mineira Santo Grau, produzida na região de São João Del Rei, destilaria fundada pela família do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que dá nome à cidade em que nasceu, naquela mesma geografia, no município de Coronel Xavier Chaves.


 


A segunda cachaça degustada foi a Serra Limpa, esta do Engenho Imaculada Conceição, na histórica região ferroviária de Duas Estradas, no Estado da Paraíba. Confeccionada com o “coração” do destilado, de produção limitada, a Serra Limpa é regulamentada pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico) como a 1ª e única cachaça orgânica e genuinamente paraibana.




Em torno do visitante estavam os confrades Vicente Alencar, Arnaldo Santos, Adriano Jorge e Reginaldo Vasconcelos – além de Altino Farias, e do comendatário da ACLJ, o radialista Alexandre Maia.


 

Na oportunidade foi feita a primeira apreciação do retrato pictórico do saudoso jornalista Dorian Sampaio, Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 23, cujo titular é o seu filho e homônimo. A obra, produzida a quatro mãos pelo artista plástico e acadêmico Reginaldo Vasconcelos e o  pintor profissional Vlamir de Sousa, deverá ser descerrada na próxima assembleia geral da ACLJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário