domingo, 19 de março de 2017

CRÔNICA - A Prova das Urnas (HE)


A PROVA DAS URNAS
Humberto Ellery*



Diariamente ouço amigos se perguntando sobre quando o Lula vai ser preso. Ele próprio vive assombrado com essa perspectiva, cada vez mais próxima e real.

Acho ótimo que ele esteja apavorado logo cedo, pela madrugada, como ele mesmo afirmou em audiência no tribunal. Imagino o frio que ele sente na barriga ao acordar e ouvir qualquer barulho de porta se abrindo, passos no corredor (será o Japonês?), ou mesmo o som de uma sirene ao longe (lá vem os home).

Faz parte do castigo pelo mal que nos causou, e seja o castigo que for, quando enfim chegar, será sempre  infinitamente menor que o merecido, pois ele causou tamanho mal ao nosso Brasil, em todos os aspectos, quer econômico, moral, educacional, ético, que gerações se passarão até que possamos ter um suspiro de alívio. A sequela de termos tido como um “líder” político tão vil na Presidência da República será uma mancha indelével na História do País.

Mas, paradoxalmente, eu torço para que ele não seja preso agora e que não seja condenado em segunda instância neste ano, e possa ser candidato à Presidência da República, nas próximas eleições.

Não acredito que ele tenha a mínima chance de vencer o pleito eleitoral (desde que tomemos a precaução de evitar fraudes). Essa tal pesquisa CNT/MDA, revelando um cenário estatístico que lhe é mais favorável, pois ele teria 42,9% dos votos, vencendo todos os outros candidatos, não é realista. A mesma pesquisa mostra 57,1% de indecisos e 10,7% de brancos e nulos. Portanto, ele teria 42,9% de 32,2%: apenas 13,8%.

Ademais, considerando que ele tem a maior rejeição de todos os candidatos, 45,1%, não acredito que ele tenha chance de melhorar sua performance quando indecisos, e brancos, e nulos, resolverem tomar a decisão de votar. Lembremo-nos da derrota acachapante que seu partido amargou nas últimas eleições municipais.

Outro aspecto que me preocupa com sua iminente prisão é o fato de que o PT, com sua enorme capacidade de vitimização, possa aproveitar o ensejo para erigir um monumento ao Mártir da Democracia, transformando-o num santo taumaturgo.

Enfim, na minha opinião, a estaca que devemos cravar no coração do vampiro é a derrota nas urnas, acabando com a falsa aura de invencibilidade que o PT construiu para ele.

Toda sorte, se tudo der errado e o sacripanta for eleito... Aí, meus caros, é pedir a Deus que o mate, e o diabo que o carregue, porque se comprovará que o Brasil não tem mesmo jeito que dê jeito!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário