domingo, 13 de abril de 2014

ARTIGO (VM)


 PARA LEITURA HOJE, DOMINGO DE RAMOS

... E O VERBO SE FEZ CARNE
Padre Professor Doutor Brendan Coleman McDonald*


Achegou-se Iscariotes
Para Jesus oscular
Disse-lhe o Mestre, entretanto:
Por beijos vens entregar
Com ajuntamento tanto
Quem chegou para salvar? 
Todavia um dos doze,
A defender seu Senhor,
Sacou da espada e feriu
Um dos que estavam no ror,
Cuja orelha caiu
Para, após, Jesus repor...
  

No Brasil, a maioria do povo já ouviu falar da Sagrada Bíblia. Muitos, infelizmente, nunca tiveram a oportunidade de ter aberto ou lido este maravilhoso magnum opus. Muitas pessoas não abrem a Bíblia, embora tenham um exemplar em casa, porque não entendem ou não se interessam. Outras tentaram ler, mas pararam achando as leituras de compreensão difícil, especialmente se começaram pelo Antigo Testamento. Há excelentes traduções da Bíblia em língua vernácula, muito difundidas hoje entre os cristãos, mas a leitura dos Livros Sagrados exige sempre iniciação.

Como padre, sempre aconselhei iniciantes na leitura da Bíblia para começar com os sinóticos e o Evangelho de São João, onde vão encontrar a pessoa do próprio Cristo falando e agindo. O encontro direto com as palavras e ensinamentos do Divino Mestre sempre causam um grande impacto nas vidas dos leitores.


[...] recebi do estimado colega, o Professor Vianney Mesquita, o esboço de um novo ensaio seu intitulado ... E o Verbo se fez Carne. Neste livro, rigorosamente ortodoxo nas sua idôneas traduções do ponto de vista da fé católica, o autor nos mostra seu impressionante conhecimento e domínio da Língua Portuguesa. Esta preciosa obra consiste essencialmente numa fiel reprodução do Santo Evangelho de São Lucas convertido em redondilhos maiores. 
Mostrando seu profundo respeito pelos textos sagrados, o Escritor colocou, página após página, o texto original do Evangelho de São Lucas ao lado do seu próprio texto poético (Veja a epígrafe). Seu trabalho em transmudar o texto bíblico, escrito em língua prosa, para a forma poetizada, mostra, não somente sua arte poética, mas, sobretudo, sua profunda fé e respeito pela palavra de Deus e seu desejo de penetrar profundamente os recônditos da Palavra.

NIHIL OBSTAT da Arquidiocese de Fortaleza  
Há muitos textos do Evangelho de São Lucas que merecem uma análise mais acurada. O Professor Mesquita, porém, deixou a Hermenêutica, que é a arte de interpretar os textos sagrados, com os exegetas e, simplesmente, apresentou lindas sextilhas de cunho setessilábico ao lado do texto original de São Lucas. O essencial de uma iniciação à Bíblia não consiste em notícia sobre os debates críticos de que é passível; seria antes a apresentação da mensagem doutrinal nela encerrada. 

O autor deste livro cuidou primeiro de focalizar tal mensagem. Nos meus quarenta anos de padre, li os versos do Evangelho de São Lucas inúmeras vezes, mas o prazer que a linguagem poética desses mesmos textos me deu foi bem maior do que as várias traduções da Sagrada Bíblia que li com tanta reverência. A escolha do Evangelho de São Lucas foi muito feliz porque a sua origem pagã e a intimidade com São Paulo fizeram dele um escritor ideal do Evangelho, no qual destaca em Jesus Cristo, sobretudo, o amor imenso e universal, que a todos buscava sem distinção, contra os preconceitos religiosos do tempo.

Possam aqueles que leem estas preciosas páginas de beleza linguística ouvir a Palavra de Deus com maior clareza, carinho e acolhimento. A Deus, Senhor da vida do autor deste livro, pelos dons recebidos; e pela graça do trabalho construído por ele, louvor e gratidão.

*O Padre Doutor Brendan Coleman Mc Donald é da ordem Redentorista e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário