sábado, 26 de outubro de 2019

NOTA CULTURAL - Terceira Edição do Sarau - Pleno Êxito

TERCEIRA EDIÇÃO
DO SARAU DE POESIA
DA ACLJ
“DAS COISAS DE DENTRO”


O terceiro grande sarau de poesia, intitulado “Das Coisas de Dentro III”, promovido pela Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), sob a curadoria da poetisa Alana Girão de Alencar, obteve grande sucesso. Foi na noite do dia 18 de outubro, no agradável Palco Proa do Iate Clube de Fortaleza, gentilmente cedido pelo Comodoro Licínio Corrêa, representado na festa pelo Vice-Comodoro Chiquinho Aragão


ACESSE O VÍDEO ABAIXO
VISÃO AÉREA DO EVENTO
APÓS A VINHETA
*
AMPLIE A TELA



Participaram das performances literárias os poetas Ubiratan Aguiar, Concita Farias, Alana Alencar, Paulo Ximenes, Karla Karenina, Adriano Vasconcelos, Rafael Aboiador, Geraldo Amâncio, Linhares Filho (Príncipe dos Poetas Cearenses), Altino Farias, Roberto Paiva, Totonho Laprovitera, Ulysses Gaspar, Laenia Azevedo, Reginaldo Vasconcelos, João Pedro Gurgel, Humberto Ellery, Geraldo Jesuino, Almir Gadelha, Luciano Dídimo, dentre outros.



O Jornalista Paulo César Norões fez a leitura do poema "Moleque Bacurau", do saudoso poeta Sílvio Moureaux, a pedido da nossa Benemérita Paula Queiroz Frota, que não pode comparecer fisicamente por motivo viagem, mas que assim, espiritualmente, se fez presente.

O ponto alto do evento foi a participação do Maestro Poty Fontenele, Membro Honorário da ACLJ, que, vestindo roupa de época, a bordo de uma lancha da Marinha do Brasil, ao largo do Palco Proa do Iate Clube, participou do Sarau "Das Coisas de Dentro III" interpretando o poema "Mar Português", de Fernando Pessoa. 



A Capitania dos Portos – à qual a ACLJ agradece a colaboração – se fez representar no evento pela Tenente Patrícia (posando com Graça Leandro), Oficial Jornalista do Gabinete do Comandante daquela corporação militar, Capitão de Mar e Guerra Madson Santana.  

O evento, já na sua terceira edição, foi concebido e teve a curadoria da poetisa Alana Girão de Alencar, assistida pelos confrades Paulo Ximenes e Júlio Soares, tendo como diretor musical o Maestro Marcelo Melo, e como mestra de cerimônia a atriz e poetisa Karla Karenina. Entre seus pais Júlio e Alana o infante Benjamim.   

Na imagem abaixo, Alana e Karla organizando o roteiro, antes do início do Sarau.


Os saraus de poesia da ACLJ contam com a participação de acadêmicos, bem como de poetas convidados, que leem ou declamam de memória um poema cada um, seu ou de algum vate consagrado, à sua escolha.

Um grupo de instrumentistas, sob a liderança do Maestro Marcelo Melo, animou as declamações com fundo musical, bem como acompanhou as magistrais interpretações das cantoras Thainá Bessa e Germana Soares, que intercalavam as performances poéticas com canções nacionais e estrangeiras. 

O evento teve apoio cultural do Dr. Ângelo Guerra, que se fez presente com a família, e dos empresários Igor Queiroz Barroso e Beto Studart. O primeiro não pode comparecer ao Sarau por dificuldade de agenda, e o segundo, naquela noite, estava reunido com vítimas do trágico desabamento do Edifício Andreia, visando acolher famílias que ficaram ao relento.

Abaixo, flagrantes da festa. 


Karla Karenina, PC Norões, Simone Moraes, Marcelo Melo,
Roberto Moreira, Totonho Laprovitera e Germana Soares.
Reginaldo Vasconcelos, Geraldo Amâncio, Karla Karenina,
Alana Alencar, Ubiratan e Terezita Aguiar.
Imortais Linhares Filho e
Ubiratan Aguiar, com as respectivas famílias.
Família Raimundo Girão 
  

FOTOS E VÍDEO: Celi Girão, Jô Nogueira e Digital Fotos & Vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário