terça-feira, 23 de abril de 2019

COLUNA VICENTE ALENCAR - Edição 1456 - 23.04.2019


VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO 1456
23 DE ABRIL DE 2019
TERÇA-FEIRA

FORTALEZA - Onde nasceram João Hipólito Campos de Oliveira, Maria Conceição Sousa, Parsifal Barroso, Ary Bezerra Leite, Aliatar Bezerra, Edson Martins e Mozart Araujo Gomes entre outros.

CEARÁ – Em 19 de Outubro, de 1845 foi instalado o Liceu para melhorar nossa Educação.

NORDESTE – Nove Estados desenvolvendo ações, das mais importantes, para o crescimento do nosso País.

BRASIL – Aguardando que os maus elementos aqui nascidos possam ir embora, deslocando-se para países que mais se adaptam a sua maneira de pensar.

COMEMORA-SE
hoje, dia 23 de abril, o Dia do Choro (chorinho musical). 

LEIA: 
A Canção do Tempo (livro de Crônicas de João Jacques).

ACADEMIA CEARENSE DE LITERATURA E JORNALISMO 
realiza hoje na Tenda Árabe mais uma movimentada reunião, contando com a presença da maioria de seus membros. Além dos assuntos em destaque da pauta, logo em seguida, concluindo os trabalhos será realizada a Sessão de Poesia e Prosa, com leitura dos autores presentes. Esta última etapa será realizada na Embaixada da Cachaça, que tem o comando do Acadêmico Altino Farias, em prédio anexo, na Rua João Brígido.

SERIDIÃO MONTENEGRO
Presidente da Academia Fortalezense de Letras (AFL) dará posse hoje, terça-feira, a partir das 19 horas aos novos nomes que foram eleitos para integrarem o quadro de valores daquela Casa. A solenidade será no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras. Serão empossados: Elinalva Oliveira, Angélica Sampaio, Junior Bomfim e Grecianny Cordeiro. A presidente da “Sal” – Sociedade Amigas do Livro, Escritora Celma Prata, também membro da AFL, fará a saudação aos novos e Junior Bomfim falará em nome deles.

HOSPITAL DO DIABÉTICO
Continuam, 14 por cento de doentes do Diabetes, esperado que o Ceará faça funcionar  o Hospital dos Diabéticos. Até mesmo o prédio já está construído, precisando, apenas, de uma adaptação. Trata-se do antigo IPPS – Instituto Penal Paulo Sarasate,  hoje desativado. Ali, a exemplo do que aconteceu no Governo César Cals, que transformou a antiga Casa de Detenção (antiga Cadeia Grande) na Empresa Cearense de Turismo (Encetur), quando as celas foram transformadas em boxes, para venda de produtos turísticos. E deu certo. Transformemos o IPPS em Hospital, que também dará certo. Tudo depende da boa vontade do Governo.

HÁ CINCO ANOS
que esta campanha pelo funcionamento do Hospital do Diabético vem se registrando, mas o Governo do Estado e o Governo de Fortaleza nada sabem a respeito. Ambos estão surdos para este apelo. Afinal de contas,  para eles, Diabético é, apenas, um futuro defunto, que não dá voto.

ABISMO DE TROVAS
é o título do excelente livro do Poeta Pereira de Albuquerque. Foi lançado em 06 de Dezembro, de 2018, na AAFEC, Rua 25 de Março, 537, olhando  para o  Colégio Estadual Justiniano de Serpa. Faz um excelente sucesso entre os Trovadores e os leitores da trova. Adquira seu exemplar.

MÁRCIO CATUNDA
O notável poeta do Ceará, que não mora em seu Estado, face as suas atividades de Diplomata – sendo Membro Correspondente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo – encontra-se em Fortaleza, para lançar mais um livro: ETERNIDADE HUMANA. Será exatamente às 19 horas do próximo dia 30 (terça-feira) no Ideal Clube, Av. Monsenhor Tabosa, 1381, fone 3248.5688.


Nenhum comentário:

Postar um comentário