domingo, 28 de maio de 2017

NOTA ACADÊMICA - Excursão Cultural à Iracema


EXCURSÃO CULTURAL A IRACEMA


A Academia Cearense de Letras, cumprindo as políticas de maior integração das instituições congêneres sediadas no Palácio da Luz e de interiorização da entidade veterana, implementadas pelo seu atual presidente, o Ministro Ubiratan Aguiar, organizou a Primeira Excursão Cultural do Gabinete Federativo das Academias Literárias Cearenses.



A comitiva de acadêmicos de letras do Estado, na manhã desta sexta-feira, dia 26 de maio, foi à simpática cidade de Iracema, da microrregião da Serra do Pereiro, na mesorregião do Jaguaribe, no Estado do Ceará, sob os auspícios prestimosos do advogado, político e literato Neuzemar Gomes de Moraes, que é natural daquele Município, em que foi Presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito.



À noite, o bibliófilo José Augusto Bezerra, ex-presidente da Academia Cearense de Letras, Presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos e Membro Benemérito da ACLJ, natural da vizinha cidade de Alto Santo, foi homenageado pela Câmara Municipal de Iracema, que lhe outorgou o título de Cidadão Honorário, em solenidade festiva muito movimentada e concorrida.








Participaram da excursão o Ministro Ubiratan Aguiar, Presidente da ACL e Neuzemar de Moraes, representando a Academia Cearense de Retórica, a Academia Cearense de Cultura, a Sociedade Cearense de Geografia e História e a ALMECE, as quais integra, secretariado por sua filha Crislene Gomes.






Também compunham o grupo o jornalista e advogado Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ, e o bibliófilo José Augusto Bezerra, acompanhado de sua mulher Bernadete, da sua filha Margareth e dois de seus netos, Saulo e Júlia, além de seu irmão, o advogado Abneias Bezerra, com a sua Socorro Fujita, que foram prestigiar o ilustre parente, recipiendário da homenagem.

Neuzemar e Ubiratan saudaram José Augusto, da tribuna da Câmara, com sua belíssima oratória,  aquele com uma peça escrita que abaixo reproduzimos, este último em uma fala de improviso, mercê de seu talento de tribuno. O homenageado também improvisou o seu discurso, enriquecendo o roteiro que adrede preparara. 


Presente simbolicamente o ex-governador Lúcio Gonçalo de Alcântara, cuja participação  no grupo estava prevista, mas que não pode viajar por súbita indisposição de saúde e consequente recomendação médica. Ele redigiu uma mensagem que foi lida por José Augusto Bezerra da tribuna, e que aqui reproduzimos.

Estavam ainda na comitiva o médico Ernani Machado (acompanhado do filho Lucas), Presidente do Centro Cultural do Ceará; o poeta José Maria Nunes Guerreiro, Presidente da Academia Limoeirense de Letras; Graça e Nicodemos Napoleão, representando a ALMECE, a Academia de Letras Maçônicas e o Centro Cultural do Ceará; Arlene Portelada e Valeska Capistrano, ambas da ALMECE.  



José Augusto Bezerra surpreendeu a todos durante a solenidade, ao quebrar gentilmente o protocolo para, por seu turno, conceder a Medalha do Centenário de Rachel de Queiroz a quatro personalidades, duas delas dentre os membros da comitiva e duas autoridades locais: Neuzemar de Moraes, Ubiratã Aguiar, o Prefeito de Iracema, José Juarez Diógenes Tavares e o Presidente da Câmara, Antônio Erivaldo Magalhães Moura

Reproduzimos trechos do belíssimo discurso que Neuzemar de Moraes proferiu em louvor a José Augusto Bezerra,  que disponibilizamos na íntegra através de um link de acesso.



DISCURSO DE NEUZEMAR GOMES DE MORAES (EXCERTOS)

“Nesta noite luminosa, festiva e encantadora, onde povo e Câmara Municipal se entrelaçam, formando uma ambiência na qual, como diria Joaquim Nabuco, cérebros e corações se fundem para a comunhão da cultura e da cidadania”.

“JOSÉ AUGUSTO BEZERRA, apaixonado por livros, porque neles está a grande riqueza do mundo, constituiu a maior biblioteca particular do Brasil, composta por mais de quarenta mil volumes, sendo cerca de dezesseis mil, de obras raras. Tão famosa é a sua biblioteca que em 1980 ela já era visitada por personalidades do porte de Aurélio Buarque de Holanda, Gilberto Freire, Paulo Rónai, José Mindlin, Pedro Correia do Lago e outras figuras de destaque no mundo cultural brasileiro. 

Em 1985, JOSÉ AUGUSTO BEZERRA fundou a Associação Brasileira de Bibliófilos, sendo o presidente da prestigiada entidade nacional. O romance épico O Espírito do Sucesso o consagrou como respeitável escritor e beletrista de escol”.

“O novel cidadão de Iracema é membro efetivo do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, do qual foi presidente de 2007 a 2009, e de 2011 a 2013. O Instituto é a mais antiga entidade cultural do Ceará. Ele é também membro efetivo da Academia Cearense de Letras, a mais antiga do gênero no país, entidade que presidiu de 2013 a 2017, tendo sido o mais dinâmico de todos os seus dirigentes”.

“JOSÉ AUGUSTO integra também a Academia Cearense de Retórica, a Academia Cearense da Língua Portuguesa e a Academia Fortalezense de Letras e a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, esta último como Membro Benemérito”.

“O valor do seu trabalho intelectual e a contribuição benéfica que tem dado ao Ceará e ao Brasil têm merecido o reconhecimento em forma das mais diversas homenagens, destacando-se aqui, para resumir, porque seria fastidioso enumerá-las: a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza, e o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Televisão”.

“Obvio que a presença do JOSÉ AUGUSTO BEZERRA aqui, cidadão honorário desta terra, acadêmico que cedo alçar-se-á à Academia Brasileira de Letras, serve para estimular cada vez mais os nossos valorosos estudantes e esta augusta casa legislativa teve essa percepção, aprovando unanimemente a propositura do ilustre vereador Edvaldo Bezerra de Souza”.

“Bibliófilo JOSÉ AUGUSTO BEZERRA – este título expressa a homenagem que esta terra lhe presta, pelos seus inúmeros e indiscutíveis valores”.

“Sendo assim, e como em vezes outras, tomo emprestadas as palavras de Marco Antônio, proferidas há mais de dois mil anos na vetusta cidade de Roma; “para homenageá-lo, só se a Natureza; a Natureza, com seus mistérios; a natureza com seus encantos; a natureza, com a sua sinfonia; a Natureza, com os seus sons maviosos; a Natureza, com as suas multicores, brincando de arco-íris, se curvasse inteira para cá e bradasse ao universo, aqui está um homem”, o bibliófilo, intelectual, escritor, historiador, acadêmico, administrador e cidadão iracemense, JOSÉ AUGUSTO BEZERRA”.


A íntegra do discurso de Neuzemar Gomes de Moraes pode ser acessada acionando-se o link abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário