terça-feira, 16 de maio de 2017

DISCURSO - 6ª Assembleia Aniversária (Nirez)


6ª ASSEMBLEIA ANIVERSÁRIA
DA
ACLJ

DISCURSO 
DO 
NIREZ*


Parece que foi ontem; recebi o convite para participar da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, o que aceitei de pronto, não por ser uma academia de Literatura, pois não sou literato.

O que me entusiasmou foi o termo Jornalismo, nunca usado antes por outras academias, e os jornalistas, dentre os quais me incluo com muito orgulho, passaram a ter sua vez acadêmica. Ao mesmo tempo que digo parecer que foi ontem, penso, antagonicamente, quanto tempo! Já seis anos de existência.

Muitas outras academias surgiram e sumiram; enquanto outras persistem mas praticamente não existem, não se reúnem. A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, desde sua primeira reunião, vem tendo quase que regularmente suas reuniões, quer seja na Associação Cearense de Imprensa, quer seja aqui na Academia Cearense de Letras.

Certa feita perguntaram ao Barão de Studart sobre o Instituto do Ceará e ele enfático disse: “O Instituto do Ceará sou eu”, no que tinha razão, pois tudo girava em torno do que ele fazia.

Quase o mesmo acontece aqui em nossa Academia. Na verdade a ACLJ é nada mais, nada menos, que o Reginaldo Vasconcelos, que na verdade é quem sustenta a Academia, além de ser o administrador e organizador, acompanhado de seu fiel escudeiro, Rui Martinho Rodrigues.

Quanto aos hoje homenageados, quero apenas dizer que o grande Jader de Carvalho, poeta, destemido jornalista de esquerda, homem de todas as letras, se nada tivesse produzido em sua vida, bastaria seu filho Cid Carvalho para perpetuá-lo.

O Dorian Sampaio, também de esquerda, cassado após o golpe de 1964, enfrentou a tudo e a todos com o seu JD, “a coragem de dizer”, jornal de grande valor político onde expressou suas abalizadas opiniões. Fui por ele abraçado quando recebi a Sereia de Ouro.

Tenho certeza de que outros falarão dos dois homenageados melhor do que eu hoje aqui nesta solenidade.

Parabéns para nossa Academia Cearense de Literatura e Jornalismo nesses seis anos de luta.

Muito obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário