sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

NOTA ACADÊMICA - A poesia no Ceará


A POESIA NO CEARÁ

Uma leitora deste Blog inseriu comentário a matéria editorial intitulada “Nota Acadêmica – Eleito o Novo Príncipe dos Poetas”, postada em 24 de setembro de 2016, que anuncia a eleição de Linhares Filho ao trono de Príncipe dos Poetas Cearenses, que estava vago desde o falecimento de Artur Eduardo Benevides, dois anos atrás.

Nos termos abaixo, a missivista, que se identifica como Leidiane, requer que a ACLJ publique neste Blog um artigo sobre a poesia no Ceará:  

Olá! Chamo-me Leidiane, sou aluna do ensino médio e há muito procuro um artigo que fale dos poetas da história da poesia no Ceará como artigo, documentário, algo que não se atenha somente a biografia dos poetas em si. Sentimos essa necessidade de que falem de uma maneira mais concreta da aparição dos poetas no Ceará”.

Para atendê-la, vamos solicitar ao Prof. Linhares Filho, a maior autoridade no assunto, que produza a matéria requerida, esclarecendo à Leidiane que jamais se saberá dizer quando apareceu o primeiro poeta cearense, nem quem tenha sido ele, mas apenas registrar quais os vates que primeiro publicaram poesia em território alencarino, havendo registros históricos de suas obras.

Amtigamente toda moça e todo rapaz apaixonado produzia poemas, inspirado em grandes bardos estrangeiros, e essas peças se perdiam com os alfarrábios das famílias. 

Mas algumas delas eram publicadas nos jornais, de modo que é possível que o primeiro poema em letra de imprensa, e portanto o primeiro surgido publicamente no Ceará pode estar em algum edição do noticioso O Araripe, pioneiro no Estado, editado na cidade do Crato entre 1855 e 1865.

Consultaremos ao nosso Membro Benemérito, o bibliófilo José Augusto Bezerra, da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará, que detém a coleção daquele velho periódico, sobre se algum poema foi publicado em suas páginas. 

Toda sorte, agradecemos a provocação literária da Leidiane, sugerindo que ela se comunique conosco pela nosso endereço eletrônico, que se encontra na faixa superior do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário