quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ARTIGO - Inovação e Vida (JSN)


INOVAÇÃO E VIDA
João Soares Neto*


Se deixarmos de lado os dramas do cotidiano das cidades brasileiras, se esquecermos de que lado estão muitos dos políticos, se não formos alguns dos 12 milhões de desempregados, se não tivermos medo de sair às ruas e enfrentarmos o trânsito em horários de pico, poderemos ser considerados indiferentes à pobreza que se depara em cada cruzamento. Somos?


Enquanto isso, o mundo não para esperando que o Brasil encontre o seu norte, seja verdadeiro ou magnético. Há avanços tecnológicos acontecendo de forma exponencial e servindo para o bem ou para o mal. O mal age rápido.


Os bancos diminuem os seus quadros de colaboradores e colocam os próprios clientes para trabalhar em caixas eletrônicos, depositando ou sacando o dinheiro que acende a fogueira da vida, quer sejamos platônicos ou realistas.

A inteligência artificial (IA) ou Robótica chegou e entrou no cotidiano das pessoas. Há IA nos estudos científicos para a descoberta da cura de alguns de câncer e orientar aplicações em bolsas de valores. Tudo no Vale do Silício e em universidades de ponta. Para quem usa Iphone, se atualizado, há a tecnologia “Siri”, como assistente virtual. Mexe nas suas fotos. No Facebook, o reconhecimento das faces provém da IA.


Procure saber o que são “chatbots” a usar robôs virtuais com os quais se pode conversar. Eu, não! Você recebe “spams”? Os coloca na lixeira e eles voltam? Vai piorar, há mais empresas vendendo endereços postais. Já teve de provar não ser um robô (lendo letras e números) para acessar sites ou blogs? É a vida, amigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário