domingo, 6 de novembro de 2016

NOTA JORNALÍSTICA - Livro Sobre Francisco de Assis


LIVRO NOVO ACERCA DE
SÃO FRANCISCO DE ASSIS*


A Expressão Gráfica e Editora termina de editar o livro Francisco de Assis – Alegria e Santidade na Pobreza (Abordagem Teológica Franciscana), com assinatura de Socorro Lima Mesquita, em extensão de texto-base de sua pesquisa efetivada como tarefa acadêmica da Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), onde a autora obterá, neste ano, a graduação em Teologia.

Conforme sugere a denominação, o livro traça o itinerário da vida do Santo de Assis, demarcada pela alegria e a santidade, expressa na mais absoluta e escolhida indigência de bens materiais, por ele buscada com a intenção de imitar Jesus Cristo, tendo por local de ocorrência a desordenada Itália dos séculos XII e XIII e a Igreja claudicante de então.

No entendimento da prefaciadora do volume, a árcade nova Maria Célia Mesquita Molinari (Arcádia Nova Palmaciana, Cadeira 14, criptônimo Cleonice Danae), o homem “[...] parece completamente alheio a sua finitude e se preocupa somente com o que é material e passageiro.

A fragilidade da vida terrena semelha que atinge somente os outros. A santidade de Francisco de Assis, tão bem reconfigurada pela Autora, foi radical, uma graça do Espírito Santo, tendo ele recebido e assumido esse favor divino com todas as forças”.

Consoante, também, é expresso pela escritora e imortal Révia Lima Herculano (Academia Cearense da Língua Portuguesa, Cadeira número 34), ao comentar o trabalho de Socorro Mesquita, a publicação “[...] responde a um projeto ousado: percorrer e investigar o caminho do Santo de Assis, uma demanda que parte da fé professada, questiona a força motivadora e participa de todos os desafios de Francisco, um jovem burguês, inculto e devasso do século XII, sua conversão e a impulsiva necessidade de conhecer e imitar o Cristo. [...].

De tal modo, remata Révia Herculano, “[...] as compreensões aqui esposadas podem ser lidas e decodificadas de imediato, alcançando incontinenti os seus propósitos de achegar aos consultantes os alteados exemplos de São Francisco de Assis, aqui generosamente imprimindo substância, em não avultada edição física, e com clareza e cobertura sintética meridiana, uma trilha de 835 anos de literatura são-franciscana, desde o nascimento do Santo de Assis em 1181”.

Célia Molinari exprime sua intenção de que “[...] muitas pessoas leiam este livro, produzido com o amor, a devoção e a bondade característicos da Autora, e desfrutem dos ensinamentos do Santo tão querido, buscando ao menos um pouco da sua simplicidade e dileção pelo próximo, ao saborear a doçura de SER mais do que TER”.

Em sua apreciação, o árcade novo Jovem Chronos, também imortal da Arcádia Nova Palmaciana, exprime a ideia de que, “Mesmo sem aditar outros pareceres e doutrinas, os quais já restaram expressos num universo temporal de quase oito centúrias, este é um texto grandioso, de ensinamento oportuno, num momento de notável influxo das percepções equívocas por parte do imenso contingente social, e que, com toda a convicção, fará brilhar os olhos e elevar o coração de quem se presentear com o enleio de sua leitura. [...]”.

Francisco de Assis – Alegria e Santidade na Pobreza (Abordagem Teológica Franciscana) traz a marca do acadêmico Geraldo Jesuino da Costa (professor da UFC e imortal da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo), que assinou o excelente projeto gráfico, incluindo um caderno colorido, com pinturas clássicas, alusivas a São Francisco, e templos franciscanos em cidades do mundo católico, com destaque para Assis (Itália), Canindé e Palmácia-CE – todos com os necessários créditos de seus produtores.

       

S E R V I Ç O

Livro impresso em offset, com capa e um caderno em cores, no mês de outubro de 2016.

Pedidos pelo telefone (85) 9 9969.8105 ou (85)3271-1148.



Nenhum comentário:

Postar um comentário