domingo, 16 de agosto de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (16.08.2020)

 SARAU VIRTUAL
DA ACLJ

(16.08.2020)
   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas manhãs de domingo, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.



Na sessão virtual deste domingo (16.08.2020), para discussões administrativas relativas à ACLJ, para declamações em prosa ou verso, e para discussões e comentários sobre a cultura cearense.

O tema central da sessão de hoje foi a primeira reunião física da Decúria Diretiva da ACLJ, ocorrida na noite deste sábado (15.08.2020), no jardim da Tenda Árabe, entre o Diretor Tesoureiro, o Poeta Paulo Ximenes, e o Presidente, Reginaldo Vasconcelos.


Os dois iniciaram as discussões presenciais sobre os destinos da Instituição no "novo normal", notadamente a sua "refundação", que se procederá durante o segundo Census Ad Lustrum, que ocorrerá nos próximos meses.

As paulatinas reuniões presenciais da Decúria Diretiva serão realizadas de forma binária, para que se evite aglomeração de pessoas, ao ar livre e mantido distanciamento regulamentar, dentre outras medidas previstas pelo protocolo cautelar do Ministério da Saúde, imposto pela pandemia da Covid-19.

Um segundo tema, de caráter jornalístico, foi trazido pelo Membro Honorário russo Dmytri Sidorenko, que discorreu sobre a primeira vacina contra o novo coronavírus, lançada na Rússia, denominada Sputnik, que segundo ele está disponível nas farmácia daquele país, mas que grande parte da população ainda não se dispõe a receber.    

Estiveram reunidos na conferência virtual de hoje 15 acadêmicos. Nomeadamente o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, 0 Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes,  o Prof. Doutor Rui Martinho Rodrigues, Presidente Emérito da ACLJ.

Também disseram presente o Físico e Professor Wagner Coelho, a Atriz, Poetisa e Psicoterapeuta Karla Karenina, o Marchand Sávio Queiroz Costa (diretamente de Manaus-AM), o Filósofo e psicoterapeuta Júlio Soares, a poetisa, psicanalista e advogada Alana Girão de Alencar, o Engenheiro e ex-oficial de Marinha Humberto Ellery.

No grupo também o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, o Arquiteto e Artista Plástico Totonho Laprovitera, o Juiz de Direito Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Agente de Exportação Dennis Vasconcelos (diretamente de Maringá-PR), o Linguista Dmytri Sidorenko (diretamente de São Petersburgo - Rússia) e  o Advogado Adriano Vasconcelos, todos da ACLJ.


A reunião deste domingo foi dedicada ao confrade Totonho Laprovitera, que durante a reunião executou uma obra de arte, denominada "Iracemas Grávidas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário