domingo, 30 de agosto de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (30.08.2020)

SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(30.08.2020)
   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas manhãs de domingo, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.



Estiveram reunidos na conferência virtual deste domingo 12 acadêmicos e um convidado – o músico Marcelo Melo, Comendatário da ACLJ, que desta vez tocou principalmente Oswaldo Montenegro e Djavan.

A conferência, que se iniciou às 10 horas e terminou as 12, foi das mais agradáveis e profícuas, pois além de várias performances literárias, poéticas e musicais também se discutiram as providências para o II Census Ad Lustum da ACLJ, que ocorrerá em maio vindouro, e as alterações que se farão nessa data, por ocasião da refundação da entidade, com o advento da Academia Brasileira de Literatura e Jornalismo (ABLJ), que a sucederá.  

Compareceram o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o Juiz de Direito Aluísio Gurgel, o arquiteto e artista plástico Totonho Laprovitera, o Marchand Sávio Queiroz Costa, e o Prof. Doutor Rui Martinho Rodrigues (Presidente Emérito da ACLJ).


Disseram presente ainda a Atriz, Poetisa e Psicoterapeuta Karla Karenina, o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, o ambientalista João Pedro Gurgel, o Procurador Federal e Professor Edmar Ribeiro, o Dentista Marcos Gurgel,  e o Advogado Adriano Vasconcelos, todos da ACLJ.

A sessão virtual da ACLJ realizada neste domingo foi dedicada às mulheres brasileiras,  simbolizadas na pintura que Totonho Laprovitera executou durante a sessão, a exemplo do que fez Fausto Nilo na letra da canção Três Meninas do Brasil, de Morais Moreira, simbolizando as três etnias que compõem o nosso povo  uma quarta mulher mandando, como na pintura de Totonho, por ser a mais baixinha e a mais tinhosa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário