domingo, 23 de agosto de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (23.08.2020)

SARAU VIRTUALDA ACLJ
(23.08.2020)
   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas manhãs de domingo, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.



As paulatinas reuniões presenciais da Decúria Diretiva estão sendo realizadas entre membros da Decúria Diretiva da ACLJ na espaço Tenda Árabe, mantido o distanciamento regulamentar, dentre outras medidas previstas pelo protocolo cautelar do Ministério da Saúde, imposto pela pandemia da Covid-19. Nas imagens abaixo, com o Presidente Reginaldo Vasconcelos,  Paulo Ximenes, Arnaldo Santos, Altino Farias, Vicente Alencar e Rui Martinho Rodrigues.

Nessas primeiras reuniões presenciais da quarentena a Decúria Diretiva da ACLJ está definindo o II Census Ad Lustrum da Entidade, em que se procederá a sua refundação, com sublimação de sua quadratura acadêmica e recondução seletiva por critério meritório. Far-se-ão alterações em seus Estatuto e Regimento, bem como no próprio nome da Entidade, que passará a ter abrangência nacional. 

Estiveram reunidos na conferência virtual de hoje 16 acadêmicos e dois convidados  um deles o músico Marcelo Melo, Comendatário da ACLJ, que tocou ao violão diversas canções do compositor cearense Ednardo, e a famosa BR 3, do artista Tony Tornado. O outro, o infante Gabriel, neto da confreira Karla Karenina, que o apresentou aos participantes da reunião virtual deste domingo, cujo tema central foram os carinhos dispensados pelos pais às suas crianças, na vida e na literatura.

Tratou-se do hábito nordestino, especialmente cearense, de enviar "um cheiro" de forma retórica aos maiores afetos, como preito de carinho, enquanto no resto do País, com o mesmo escopo, se mandam "beijos".


Concluiu-se mesmo que as pessoas do Nordeste apreciam "cheirar" as crianças, e não somente beijá-las, um costume que, segundo o Prof. Rui Martinho Rodrigues, tem origem na China, de onde os portugueses de Macau o absorveram e transmitiram aos brasileiros.  


A esse respeito, Karla Karenina pontuou que, no seu convívio com os atores da TV Globo, passou a substituir o cumprimento oscular usual entre amigas cariocas e paulistas, por um "beijinho nasal" – cheirando o rosto em vez de beijar, até para preservar o seu batom.


Compareceram o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes,  o Prof. Doutor Rui Martinho Rodrigues (Presidente Emérito da ACLJ) e o Bibliófilo José Augusto Bezerra, Membro Benemérito, que apresentou duas obras raras de sua valiosa coleção 
– a Gramática Latina, primeiro livro brasileiro sobre o tema, e os originais manuscritos de obra inédita do cearense Leonardo Mota, sobre a história eclesiástica no Estado. 



Disseram presente ainda o Físico e Professor Wagner Coelho, a Atriz, Poetisa e Psicoterapeuta Karla Karenina, o Pedagogo, Psicólogo e Penalista Edmar Santos, a Enfermeira e Professora Josefina, o Filósofo e Psicoterapeuta Júlio Soares, a poetisa, psicanalista e advogada Alana Girão de Alencar.

No grupo também o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, o Agente de Exportação Dennis Vasconcelos (diretamente de Maringá-PR), o ambientalista João Pedro Gurgel, o Procurador Federal e Professor Edmar Ribeiro, o Dentista Marcos Gurgel,  e o Advogado Adriano Vasconcelos (diretamente da Fazenda Três Corações), todos da ACLJ.

A sessão virtual da ACLJ realizada neste domingo foi dedicada ao pequeno Gabriel, bisneto do grande intelectual cearense, o saudoso Professor José Alves Fernandes, membro da Academia Cearense de Letras e da ACLJ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário