sábado, 29 de agosto de 2020

ARTIGO - O Que Faz de Um Herói Um Herói (JPG)


O que faz de
um herói um herói
João Pedro Gurgel*
  

Cresci assistindo desenhos animados e vibrei quando soube que Pantera Negra ganharia um filme. Na ficção, o personagem é o mais rico dos heróis, mas não lhe é suficiente ter tudo em meio à desigualdade. Ele reina sobre “Wakanda”, uma ilha de paz eterna e prosperidade longe da colonização europeia. Assim, T’Challa, seu alter ego, dedica sua vida para combater injustiças. 


Em 2018 Chadwick Boseman viveu o Pantera Negra na superprodução da Marvel. Além dele, renomados atores como Michael B. Jordan e Viola Davis estiveram no elenco. Não deu outra: o filme arrecadou mais de 1,3 bilhão de dólares. Alçou a sexta maior bilheteria do mundo. Foi o primeiro filme de super-herói indicado ao Oscar de melhor filme e ainda levou três estatuetas. 

Ontem Chadwick faleceu. Aos 43, anos, o ator lutava contra um câncer de cólon. O grande homem que viveu o rei de Wakanda lutou em silêncio contra um mal que lhe tirava a vida, mas não hesitou em dar vida a um herói que ficaria na história. E não foi só isso. Durante toda sua carreira, Chadwick combateu fortemente o racismo. A desigualdade social e as injustiças da nossa sociedade.

Pantera Negra é, indiscutivelmente, um dos heróis mais simbólicos de nossa história. Não foi à toa que Chadwick o interpretou tão bem. A sinergia do personagem casou com a sinergia de quem interpretava. Não sei ao certo o que faz de um heroi um heroi. Mas sei que as batalhas travadas pelo bravo ator ecoarão pela eternidade, tal como o lar de paz que seu personagem defendia.

Wakanda Forever!


Nenhum comentário:

Postar um comentário