quarta-feira, 17 de junho de 2020

POEMA EM VERSOS LIVRES - A Minha América (HE)


A MINHA AMÉRICA
Humberto Ellery*


“Ninguém supõe a morena, dentro da estrela azulada”. (Caetano Veloso)



A minha América tem sal,
sal da terra, sal que vem do mar,
das “ondas azuis dos verdes mares”
que beijam gostosamente suas praias
“num indo e vindo infinito”...

A minha América tem céu,
céu azul que nos cega de tão claro.
Céu de estrelas que “salpicam nosso chão”.
O Céu na terra é a minha América,
céu da minha existência...
A minha América tem cio
na malemolência sutil de suas mulatas,
em seu andar felino, sensual, que me entontece.
Vênus calipígias morenas, tentadoras...
“no doce balanço a caminho do mar”


A minha América tem sol
que ilumina, aquece e bronzeia meu povo.
Que enche de luz, claridade e magia
seus dias de amor sem fim...
é um sol moreno, e é só nosso.

A minha América é do sul,
do lado debaixo do equador,
bem aqui, perto do peito.
América tropical, equatorial, gigante.
Tão pequenina em sua grandeza.

Amo-te assim, minha América.
Minha América do sal
do céu
do cio
do sol
e
do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário