domingo, 15 de março de 2020

COMENTÁRIO – Livro Franciscos – Moradores do Céu (ER)



AVE, FRANCISCUS !
José EDMAR da Silva RIBEIRO*



Ler Vianney Mesquita é recobrar a esperança nos ideais culturais e crer no milagre da inteligência. GENUINO SALES, causídico, professor e escritor. (Pedro II-PI: 15.4.1938; Fortaleza: 29.9.2018).



De Vianney Mesquita não vale falar, pois consabida sua erudição, ótima lavoura literária de constatado consumo de seus pujantes frutos.

Com efeito, não mais que repente, recebi um regalo especial deste querido intelectual: Franciscos – Moradores do Céu*, edição da Arcádia Nova Palmaciana (Palmácia-CE, 2018, 206 p).

Na primeira folheada, senti que não dava para a leitura que comumente degusto (sim, com sofreguidão, junto os sabores do estilo, da leveza das palavras, da abordagem e de todos os elementos do engenho e arte do Autor de Sobre Livros – Aspectos da Editoração Acadêmica Brasília, 1984).

Não. Extasiado com a visão da capa (Geraldo Jesuino), bebi Prefácio, e sofregamente voei para a primeira nomeação.

Conheci Santa Francisca Romana: dados, história, oração e prece final.

Não continuei a leitura: além de ver satisfeita minha sincera confirmação da excelente pena do Escritor de Arquiteto a Posteriori (2013), sua competência na compilação dos dados e refinação da pesquisa, senti que havia algo mais: a tácita instigação à transcendência (que sempre persegue o Homo sapiens sapiens). Não é só a oração e prece para quem quer e crê pois é também sentir que estas duas se fazem essenciais para o entendimento e sintetização da personagem, compondo sua história de vida.

Fechei o livro, deixei-o na cabeceira e voltei a lê-lo, em cada dia um capítulo, com deleite e meditação.

Com regalo d’olhos e d’alma, louvo o querido amigo, professor Vianney Mesquita, pela excelência de mais uma obra de tão especial significação, a vigésima primeira do seu portfólio. Alimentou-me o conhecimento e elevou-me o espírito.

Ave, Franciscus!




Nota da Editoria

O livro se reporta a 14 santos da Igreja Católica Apostólica Romana canonizados com o nome de Francisco: Francisca Romana, Francisco de Sales, Francisco de Xavier, Francisco de Paula, Francisco Fernandez de Capillas, (João) Francisco Régis, Francisco Régis Clet, Francisco Borja, Francisco de Caracciolo, Francisco Solano, Francisca Xavier Cabrini, (Joana) Francisca de Chantal, (Leônia) Francisca de Sales Viat e Francisco Marto (um dos pastorinhos das aparições de Fátima).


Nenhum comentário:

Postar um comentário