quarta-feira, 27 de março de 2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE (26.03.19)


REUNIÃO 
NA 
 TENDA ÁRABE
E MOMENTO LITERÁRIO
DA EMBAIXADA


Na noite da última terça-feira (26.03.2019) reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos Altino Farias, Reginaldo Vasconcelos, Paulo Ximenes, Adriano Jorge, Rui Martinho Rodrigues, Cássio Borges, Alana Girão Alencar e Júlio Soares. 


A experiência gastronômica da semana foi um tradicional peixa à delícia.. 

Seguiu-se à reunião a sessão de leitura de poesia e de prosa poética, o “Momento Literário da Embaixada da Cachaça”. 

Essa prática artística e performática, internacionalmente designada como poetry slam,  nasceu em Chicago, na Green Mill Tavern, em meados dos anos 80, por inciativa do escritor Marc Kelly Smith, disseminando-se por todo o país e depois pela Europa, e por outras partes do mundo. A palavra inglesa slam refere a poesia produzida para ser lida em público.


Roberto Paiva, cliente da casa, sempre presente entre os partícipes, abriu a sessão de leituras com um seus poemas filosóficos. Seguiram-se os oradores Altino Farias, Reginaldo Vasconcelos, Romeu Duarte e Humberto Ellery. No grupo, os amigos Venício Guimarães e Marcelo Vasconcelos Alves.

Altino apresentou uma interessante coletânea de anexins e frases de efeito de sua autoria,  Ellery leu excertos do célebre poema "O Melro", de Guerra Junqueiro, e Reginaldo Vasconcelos  duas croniquetas  de sua lavra, "Os Pescadores" e "A Voz do Papel", publicadas em sua coluna no extinto Jornal Tribuna do Ceará em 1981, e na sua coletânea "Traços da Memória - Laços da Província".





Nenhum comentário:

Postar um comentário