terça-feira, 26 de março de 2019

NOTA ACADÊMICA - Mailson Viana na ACO


POETA MAILSON VIANA
RECEBE COMENDA
DA
ACADEMIA
CEARENSE DE ODONTOLOGIA


A Academia Cearense de Odontologia (ACO), uma das mais tradicionais, bem organizadas e operosas entidades do gênero no Estado, do alto dos seus 35 anos de existência, na noite de ontem (25.03.19) prestou merecida homenagem ao jovem odontólogo Mailson Furtado Viana, da Cidade de Varjota.



Mailson concilia a atividade de Cirurgião Dentista com a vocação artística e literária, tendo sido agraciado no ano passado com o Prêmio Jabuti de Literatura, a mais tradicional e cobiçada comenda literária do Brasil.

Essa láurea foi concedida a Mailson pela Câmara Brasileira do Livro, de São Paulo, pela edição independente do livro-poema “À Cidade” – que também, no mesmo concurso, recebeu o título “O Livro do Ano” em 2018.

A solenidade, sob a presidência do titular da ACO, o Prof. Dr. Perboyre Castelo, teve lugar na sua sede própria, na Praia de Iracema,  e para ela a ACLJ foi especialmente convidada, tendo comparecido em comissão.

A premiação, que dentre os intelectuais cearenses somente a grande jornalista e escritora Rachel de Queiroz já recebera, no caso de Mailson Viana é ainda mais significativa e meritória.

Isso por se tratar de um rapaz de origem humilde, filho de agricultores, e de uma obra despretensiosa e de produção independente, com uma tiragem inicial de apenas 300 exemplares, de que o autor também foi o capista, o diagramador e o revisor. 



A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) foi representada na Mesa de Honra da solenidade por seu Presidente, Reginaldo Vasconcelos, que se fazia acompanhar por mais cinco integrantes da entidade:



O Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, o Secretário-Geral Vicente Alencar, o Diretor-Tesoureiro Paulo Ximenes e a poetisa Alana de Alencar, representando a ala feminina de acadêmicas titulares.  Mailson Viana no centro do grupo, com sua esposa e filho. 


As imagens fotográficas foram colhidas pelo filósofo e psicanalista Júlio Soares, marido da Alana, eleito Membro Honorário Consorte da ACLJ.

Um comentário:

  1. Minha gratidão a esta Academia pelo carinho e pela oportunidade de estar entre os bons e ser um deles.

    ResponderExcluir