sexta-feira, 15 de junho de 2018

COLUNA VICENTE ALENCAR - Edição 1283 - 15.06.18


VICENTE ALENCAR
COLUNA 1283
15 DE JUNHO DE 2018
SEXTA-FEIRA
FORTALEZA – CEARÁ – BRASIL


2018 – Ano do Sesquicentenário de nascimento do Escritor cearense Antônio Sales. 

2018 – ano do Centenário de nascimento do Escritor e Jornalista cearense Otacílio Colares.

A FEIRA DO ESCRITOR CEARENSE,
vitoriosa ideia do ex-Governador e Escritor Gonzaga Mota, acontecerá amanhã, sábado, das 9 da manhã às 18 horas, no Centro de Compras Center UM, que se localiza na Av. Santos Dumont, em frente ao Centro de Compras Del Paseo.  

MAIS DE 500 TÍTULOS 
de escritores alencarinos de todos os municípios cearenses serão  comercializados. Você, que não conhece os novos escritores alencarinos, esta é uma ótima oportunidade de ver de perto suas obras. Compareça.

VOCÊ VERÁ
livros de Antonio de Albuquerque Sousa Filho, Marum Simão, Francinete Azevedo, Clara Leda, Márcio Catunda, José Maria Chaves, Tereza Porto, Giselda Medeiros, Margarida Alencar, Francisco José Costa Eleutério, Sílvio dos Santos Filho, Maria Luísa Bomfim, Regine Limaverde, Ângelo Osmiro Barreto e muitos outros.

ACADÊMICA ANA PAULA
Medeiros, que é Professora da Universidade Federal do Ceará-UFC, estará em Brasília entre os dias 17 (2a feira) e 20 (4a feira), participando de reunião de Educadores Brasileiros no Ministério da Educação.

O IDEAL CLUBE,
uma agremiação de grande importância em nossa Capital, entre outras atrações, conta com uma bem cuidada biblioteca para o seu quadro social.

BENEDITO VASCONCELOS MENDES 
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Mossoró, cearense de nascimento, será o conferencista desta terça-feira, dia 19 na reunião da AJEB, no Palácio da Luz.

O TEMA
de seu pronunciamento será a “Cultura Sertaneja”. Terá 50 minutos, o tempo de uma hora-aula para dissertar sobre o assunto.

FRANCINETE AZEVEDO
que foi indicada pelo escritor Alberto Galeno, há alguns anos, para assumir a Presidência da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, recusou por ser ainda muito jovem, receberá agora homenagem da Academia Cearense de Poesia.

APÓS A REALIZAÇÃO
da Copa do Mundo atualmente em realização a Sociedade Brasileira dos Jornalistas Correspondentes  SBJC, que congrega nomes veteranos da Imprensa do Ceará, prestará significativa homenagem a memória do recém falecido Radialista, Jornalista e Escritor Tonico Marreiro.

TONICO MARREIRO 
destacou-se na imprensa interiorana e da Capital cearense, sempre elevando os fatos e os feitos de Canindé e Caridade, entre outros municípios da sua Região.

A SOCIEDADE DE CULTURA LATINA
do Brasil que nos temos a honra de ser o Vice Presidente Nacional lançará em 19 de Julho, em São Luís, do Maranhão, a I Coletânea em Prosa e Verso, congregando os seus associados.

SERÁ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA
às 16 horas a próxima reunião da Sociedade Cearense de Geografia e História na Casa de Juvenal Galeno. Solicita-se a todos os Confrades e Confreiras cumprirem o horário correto, fato que favorecerá a todos. 

VANESSA MORAES,
que vem presidindo com muitos acertos o Centro Cultural do Ceará CCC, empossou na última reunião os membros da Ala Jovem. Com isso, incentiva os novos valores que se iniciam em nossas Letras. Vanessa tem grandes planos para o segundo semestre.

NA TRANSMISSÃO DE POSSE
na Presidência da  Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará ALMECE, estarei passando a cadeira principal para o Escritor Nicodemos Napoleão. Será amanhã, sábado, precisamente às 16 horas, na sede da Academia Cearense de Letras Palácio da Luz, Rua do Rosário, nº 1, no Centro.

OS ACADÊMICOS 
deverão portar suas Pelerines e Medalhas. Espera-se que todos os Membros possam chegar com antecedência ao local da solenidade, para que sejam evitados problemas de última hora.

CINEASTA RÉGIS FROTA 
lançou ontem, dia 14, a às 18 horas no Ideal Clube o seu mais novo livro especializado. Trata-se da publicação “Memória & Silêncio no Cinema Chileno”. Retóricas do Cinema chileno e brasileiro: ensaios comparativos.

Trata-se de um livro que conta bem da realidade do terceiro país em produção de Cinema na América Latina ficando depois de Brasil e Argentina. Uma experiência válida para quem gosta de Arte, neste mundo de meu Deus.

No dia 08 de agosto 19 HORAS Teatro JOSÉ DE ALENCAR NÃO ESQUEÇA”, COMPAREÇA. VOCÊ QUE ADMIRA A CULTURA DO CEARÁ ESTEJA PRESENTE. TODOS SÃO CONVIDADOS!

A TROVA FAZ BEM A SAÚDE DA GENTE

Só tenho felicidade
neste mundo de meu Deus
se tanjo toda a saudade
e caio nos braços teus.

Zenaide Marçal
Da UBT-Fortaleza.

Folguedos da Mocidade
vejejam, hoje, tristonhos,
por sobre o mar das saudade,
na jangada dos meus sonho!

Francinete Azevedo
Da UBT-Fortaleza.

Ah! se soubesse quão triste
me é lembrar que, ressentida,
nsem sequer te despediste
no momento da partida!

Pereira de Albuquerque
Da UBT-Fortaleza.


LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário