UM DISPOSITIVO CHAMADO FOUCAULT
Vianney Mesquita*
O maior defeito dos livros novos é impedir a
leitura dos antigos.
(JOSÉ JOUBERT – moralista e ensaísta francês. Montignac, 7.5.1754 –
Villeneuve-sur-Yonne, 4.5.1824).
Desde
os alvores deste século, o expediente editorial da seleção de textos,
felizmente, é uso corrente nas universidades cearenses, maiormente na U.F.C.,
onde, em razão de circunstâncias históricas, a produção acadêmica é bem mais
intensiva do que nas suas congêneres.
Pelo
fato de ali ser mantido maior quantitativo de programas de pós-graduação em
sentido estreito, estão arquivadas, em suportes próprios, centenas e centenas
de teses de doutorado e de professor-titular, como, ainda, bem maior número de
ensaios dissertativos, a maioria dos quais paralisados, com pequena ou nenhuma
circulação pela comunhão universitária do nosso Estado, do País e de alhures,
por míngua de quem se interesse por proceder às suas edições.
No
Brasil, as Universidades de São Paulo (USP), de Campinas (UNICAMP) e Federal do
Rio de Janeiro – no rol das instituições maiores e mais prestigiosas –
anteciparam-se a este salutar costume de fazer seletas de textos transitados
pelas bancas acadêmicas para levá-los ao lume, na maior parte das vezes rateando
os gastos com cada um dos autores, obtendo feito resultado a circulação da
indústria dos investigadores de ofício – docentes e pesquisadores –
pinçando-os, assim, do ineditismo.
Os
professores Gerardo Vasconcelos (UFC) e Germano Magalhães (UECE), apreciados
intelectuais cearenses no veio da Ciência e escritores fecundos e facundos,
ambos com vários livros editados, aceitaram esse bom exemplo. Antecedidos de
outros ensaístas e organizadores cearenses, trouxeram, então, ao público, uma
crestomatia excepcional, onde vários próceres universitários locais
esquadrinham a obra de Foucault, no que toca à relação do Filósofo de Poitiers
com a pesquisa e os procedimentos adjetivos dos esgalhos disciplinares da
Educação.
Um Dispositivo Chamado Foucault é o título da obra respeitante às concepções
e lições foucaultianas na mencionada senda de estudos pedagógicos. Consoante é
consabido na contingência universitária, Michel Foucault (Poitiers, 15.10.1926
– Paris, 25.06.1984) é um filósofo e cientista de renome internacional, com
produção multíplice em volume e temática, razão por que é conhecido e bastante
estudado em todo o Mundo, haja vista a atualidade/propriedade dos conceitos que
expende, de aplicação copiosa em quadrantes específicos do saber, conforme
sobrevém com a área educacional.
As
reflexões do celebrado Autor de Vigiar e
Punir e História da Sexualidade –
dentre tantas – são lidas e demoduladas por componentes de programas de
mestrado e doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará,
bem como por consagrados produtores textuais vinculados aos fundamentos das
ciências educacionais do nosso meio, portadores da mais qualificada titulação,
reunidos para trazer até o leitor o objeto de seu pensamento maduro,
configurado na edição de mais uma seleção de escritas, aqui denominada Um Dispositivo Chamado Foucault.
O
livro inteiro traz como referees
pessoas da Academia da mais lídima idoneidade intelectual do País, na seara da
Educação e seus saberes afins, formando um colegiado editorial de alçado nível,
de maneira que o livro sob comento, mais um descendente da coleção Diálogos Intempestivos, traz o sinete
da qualidade e o seu destino, como esperado, foi o sucesso, conforme antes
pensado, em razão dos seus teores magnificamente meditados.
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