quinta-feira, 7 de junho de 2018

APRECIAÇÃO LITERÁRIA - Um Dispositivo Chamado Foucault (VM)



UM DISPOSITIVO CHAMADO FOUCAULT
Vianney Mesquita*



O maior defeito dos livros novos é impedir a leitura dos antigos. (JOSÉ JOUBERT – moralista e ensaísta francês. Montignac, 7.5.1754 – Villeneuve-sur-Yonne, 4.5.1824).



Desde os alvores deste século, o expediente editorial da seleção de textos, felizmente, é uso corrente nas universidades cearenses, maiormente na U.F.C., onde, em razão de circunstâncias históricas, a produção acadêmica é bem mais intensiva do que nas suas congêneres.

Pelo fato de ali ser mantido maior quantitativo de programas de pós-graduação em sentido estreito, estão arquivadas, em suportes próprios, centenas e centenas de teses de doutorado e de professor-titular, como, ainda, bem maior número de ensaios dissertativos, a maioria dos quais paralisados, com pequena ou nenhuma circulação pela comunhão universitária do nosso Estado, do País e de alhures, por míngua de quem se interesse por proceder às suas edições.

No Brasil, as Universidades de São Paulo (USP), de Campinas (UNICAMP) e Federal do Rio de Janeiro – no rol das instituições maiores e mais prestigiosas – anteciparam-se a este salutar costume de fazer seletas de textos transitados pelas bancas acadêmicas para levá-los ao lume, na maior parte das vezes rateando os gastos com cada um dos autores, obtendo feito resultado a circulação da indústria dos investigadores de ofício – docentes e pesquisadores – pinçando-os, assim, do ineditismo.

Os professores Gerardo Vasconcelos (UFC) e Germano Magalhães (UECE), apreciados intelectuais cearenses no veio da Ciência e escritores fecundos e facundos, ambos com vários livros editados, aceitaram esse bom exemplo. Antecedidos de outros ensaístas e organizadores cearenses, trouxeram, então, ao público, uma crestomatia excepcional, onde vários próceres universitários locais esquadrinham a obra de Foucault, no que toca à relação do Filósofo de Poitiers com a pesquisa e os procedimentos adjetivos dos esgalhos disciplinares da Educação.

Um Dispositivo Chamado Foucault é o título da obra respeitante às concepções e lições foucaultianas na mencionada senda de estudos pedagógicos. Consoante é consabido na contingência universitária, Michel Foucault (Poitiers, 15.10.1926 – Paris, 25.06.1984) é um filósofo e cientista de renome internacional, com produção multíplice em volume e temática, razão por que é conhecido e bastante estudado em todo o Mundo, haja vista a atualidade/propriedade dos conceitos que expende, de aplicação copiosa em quadrantes específicos do saber, conforme sobrevém com a área educacional.

As reflexões do celebrado Autor de Vigiar e Punir e História da Sexualidade – dentre tantas – são lidas e demoduladas por componentes de programas de mestrado e doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, bem como por consagrados produtores textuais vinculados aos fundamentos das ciências educacionais do nosso meio, portadores da mais qualificada titulação, reunidos para trazer até o leitor o objeto de seu pensamento maduro, configurado na edição de mais uma seleção de escritas, aqui denominada Um Dispositivo Chamado Foucault.

O livro inteiro traz como referees pessoas da Academia da mais lídima idoneidade intelectual do País, na seara da Educação e seus saberes afins, formando um colegiado editorial de alçado nível, de maneira que o livro sob comento, mais um descendente da coleção Diálogos Intempestivos, traz o sinete da qualidade e o seu destino, como esperado, foi o sucesso, conforme antes pensado, em razão dos seus teores magnificamente meditados.


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