domingo, 3 de junho de 2018

ARTIGO - Quem Vem Lá - 3 (RMR)


QUEM VEM LÁ (3)
Rui Martinho Rodrigues*


Quem vem lá? A exacerbação dos ânimos favorece candidatos afirmativos e aguerridos. É o perfil de Jair Bolsonaro, 63, militar da reserva; e de Ciro Gomes, 60, advogado e político de carreira. 

Bolsonaro, sete mandatos de deputado, o mais votado em 2014 no Rio de Janeiro, contrário ao establishment, sem envolvimento com a corrupção. Militar da Reserva, situação que atrai e afasta eleitores de segmentos distintos do público. Defende os seus pares da caserna, e o regime por eles dirigido, das acusações de tortura. Iniciou a carreira política com um perfil de representante sindical das corporações castrenses.

Dado a declarações polêmicas, tem uma verve da qual emanam tiradas admiradas por uns e repudiadas por outros, sugestivas de desprezo pelos maneirismos e sofismas da política, hoje em descrédito. Evoluiu de um perfil estatizante para posições liberais em economia, permanece conservador quanto aos costumes. Não tem envolvimento com corrupção, mas responde a ação penal por motivo de declarações fortes, podendo enfrentar problemas para registrar a candidatura.

Integrante do pequeno PSC, se eleito terá dificuldades para compor a base parlamentar, situação mitigada por ser comum a todos os candidatos. Sem experiência administrativa, não demonstra habilidade para a convivência com o mundo político. Suas ideias não são claramente conhecidas, salvo pela intolerância diante da corrupção e o conservadorismo quanto aos costumes. Sua equipe terá militares e um economista liberal. Está bem nas pesquisas, mas não cresceu desde que alcançou o atual patamar. Não tem apoio de máquinas governamentais, com as vantagens e desvantagens daí decorrentes.

Ciro Gomes, PDT, que foi deputado estadual e federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e ministro do governo Lula, tem larga experiência administrativa e grande eloquência. Há tanto tempo na política, filho de político e com os irmãos na política, integra a mais larga aliança partidária da História do Ceará e de todo o Brasil.

Ciro pertence ao establishment, o que afasta alguns votos. Polemista dado a declarações incisivas, poderá ganhar alguns eleitores que acreditam no voluntarismo de líderes fortes. Discorre com desenvoltura sobre os problemas nacionais, deve levar vantagem nos debates, embora deva enfrentar questões espinhosas, como as alianças com  grupos contra os quais fez as mais graves acusações.

Tem uma equipe qualificada. Mas aproximou-se dos defensores do socialismo do Século XXI, da Venezuela, adotou um discurso assemelhado ao velho desenvolvimentismo, embora o seu governo e os do seu grupo político no Ceará sigam a ortodoxia econômica. Chegará ao segundo turno com os votos órfãos do Lula, se for aceito pelas forças do lulopetismo.

Jair e Ciro, por suas diferenças e semelhanças, poderão chegar ao segundo turno. O Congresso ainda mais fragmentado; a necessidade das reforma necessárias, mas difíceis de executar; vindos de partidos pequenos; sem liderança pessoal no Parlamento; a crise econômica marcada pelo endividamento dos entes públicos, das empresas e consumidores; os serviços públicos precisando de mais verbas e necessitando cortá-las; privilégios de grupos poderosos; contexto internacional com agravamento da relações comerciais de importantes nações. Por fim, a alta dos juros nos EUA e do dólar, tendendo a desviar investimentos do Brasil, é o que aguarda o vencedor, seja ele quem for.


Nenhum comentário:

Postar um comentário