quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

RETROSPECTIVA 2017



ACLJ
RETROSPECTIVA DAS ATIVIDADES
NO ANO DE 2017


  

04 de maio
Assembleia Geral Aniversária

Em 04 de maio, a ACLJ promoveu Assembleia Geral Aniversária, no auditório do Palácio da Luz, comemorativa de seu 6º ano de existência.





Durante a solenidade foram descerrados os retratos pictóricos de dois Patronos Perpétuos da nossa entidade, Jader de Carvalho e Dorian Sampaio, e foram outorgados títulos de mérito jornalístico ao jovem repórter Almir Gadelha, na categoria revelação, e ao radialista Ronald Machado, na categoria veterano.





19 de junho
Projeto Mostra de Retratos de Grandes Patronos Cearenses

Durante este ano de 2017 a ACLJ obteve a aprovação do Projeto Mostra de Retratos de Grandes Patronos Cearenses junto ao Programa Nacional de Apoio ao Mecenato do Ministério da Cultura.






A aprovação do projeto foi publicado no Diário Oficial da União em 19 de junho, programa que já recebeu parcela de patrocínio do Grupo M. Dias Branco. O prazo de captação foi estendido ao primeiro semestre de 2018.





24 de junho
Medalha Benemérito Ivens Dias Branco

Em 24 de junho, em Assembleia Geral Extraordinária, no auditório do Palácio da Luz, a ACLJ outorgou a Medalha Benemérito Ivens Dias Branco (exatamente na data de aniversário de um ano de sua morte) aos radialistas Moreira Brito, Paulo Oliveira, Tom Barros, Roberto Ribeiro e Vicente Alencar, comenda instituída para agraciar aqueles profissionais cujos programas radiofônicos o paraninfo da medalha acompanhava.




 
















31 de agosto
Posse dos Membros Beneméritos 
Paula Queiroz Frota e 
Edson Queiroz Neto

Em 31 de agosto, em Assembleia Geral Extraordinária promovida no auditório do Palácio da Luz, tomaram posse na dignidade de Membros Beneméritos os empresários Paula Queiroz Frota e Edson Queiroz Neto, ela sucedendo a sua mãe, a saudosa Dona Yolanda Queiroz, ele como sucessor de seu pai, o Chanceler Airton Queiroz, que na oportunidade teve seu retrato pictórico descerrado. Na ocasião, foi lançado o Manual de Redação Profissional da ACLJ, com o exemplar nº 1 simbolicamente oferecido ao Chanceler Edson Queiroz Neto, atual Diretor Presidente do Sistema Verdes Mares de Comunicação.



























































 11 de novembro
Visita cultural ao Museu 
da Fotografia Fortaleza


Em 11 de novembro a ACLJ realizou  visita cultural ao Museu da Fotografia Fortaleza, em numerosa comissão de acadêmicos, a convite de seus diretores o casal Sílvio e Paula Frota, onde assistiu a palestra do premiado fotógrafo brasileiro, especializado em coberturas de guerras André Liohn.













23 de novembro
Assembleia Geral Ordinária 
no Espaço Edilmar Norões 
do Iate Clube de Fortaleza


Em 23 de novembro a ACLJ promoveu Assembleia Geral Ordinária no Espaço Edilmar Norões do Iate Clube de Fortaleza, em que tomou posse na Cadeira nº 29 a poetisa Alana de Alencar, e em que ascenderam à titularidade os então Membros Honorários Cássio Borges, Humberto Ellery, João Pedro Gurgel e Totonho Laprovitera.




















































14 de dezembro
Outorga do título Homem do Ano 
no Ceará em 2017

Em 14 de dezembro a ACLJ promoveu Assembleia Geral Extraordinária, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para a outorga do título Homem do Ano no Ceará em 2017, que desta vez coube ao Senador Eunício Oliveiro, o qual foi eleito Presidente do Senado Federal. Ele recebeu a placa honorífica das mãos do empresário Beto Studart, Presidente da FIEC, detentor do mesmo título no ano passado.





































Movimentação do Blog

Ao longo de 2017, foram realizadas 312 postagens neste Blog da ACLJ, sendo 142 Artigos (aí incluídos discursos, resenhas, desagravos e cartas); 65 Notas (Acadêmicas, Sociais, Jornalísticas, Fúnebres, Avisos, Convites);  59 Crônicas e 46 Poemas. 

Duas Notas Acadêmicas foram as postagens mais acessadas diretamente: "Excursão Cultural a Iracema", de 28 de maio, com 765 visualizações, e "Sexta Assembleia Aniversária da ACLJ", de 05 de maio, com 750 visualizações.



Além do editor Reginaldo Vasconcelos, os colaboradores do Blog mais assíduos neste ano foram Vicente AlencarConcita Farias, Vianney Mesquita, Totonho Laprovitera, Geraldo Jesuino, Rui Martinho Rodrigues, Arnaldo Santos, Altino Farias, João Pedro Gurgel, Márcio Catunda,  Karla Karenina, Wilson Ibiapina, João Soares Neto, Cássio Borges e Humberto Ellery.



Nenhum comentário:

Postar um comentário