segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

NOTAS LITERÁRIAS - Bibliófilos e Homem do Ano


FUMAÇA BRANCA
HABEMUS HOMINEM


Após longas lucubrações e escrutínios, no cotejo dos diversos nomes de celebridades cearenses propostos, a Decúria Diretiva da ACLJ definiu sobre qual deles deveria recair o título de “Homem do Ano no Ceará em 2017”, sendo finalmente aclamado o Senador Eunício Oliveira para a outorga dessa láurea anomalística.


O detentor do mesmo título, em referência ao ano passado, é o empresário Beto Studart, que foi distinguido pela sua profícua atuação na Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) durante o ano de 2016, tendo instituído o Núcleo de Estudos Políticos, que reuniu os grandes expoentes da intelectualidade cearense para discutir os problemas do Estado.

O critério de escolha não é afetivo, nem ideológico, tampouco político, mas pragmático. Assim, para este ano, concluiu-se que ter ascendido à Presidência do Senado da República, consequentemente à titularidade do Congresso Nacional e ao comando do Poder Legislativo Brasileiro, representa o feito de maior destaque no período definido.

O Senador Eunício Oliveira recebeu a ACLJ em sua casa neste final de semana, foi oficialmente comunicado de sua eleição, tendo aceitado e agradecido a distinção da homenagem. 

A solenidade de outorga do título O HOMEM DO ANO NO CEARÁ EM 2017, ao Senador Eunício Oliveira, será na noite dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 19:00h, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

.............................................

CONFRATERNIZAÇÃO
DOS BIBLIÓFILOS


A Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi), presidida pelo insigne José Augusto Bezerra, Presidente Emérito da Academia Cearense de Letras (ACL) e Membro Benemérito da ACLJ, promoverá a sua confraternização natalina na noite deste próximo dia 06, no Salão Humberto Cavalcante do Ideal Clube de Fortaleza.

Durante o evento tomará posse como novo integrante da ABBi o advogado e jornalista Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ, que será saudado pelo Ministro Ubiratan Aguiar, Presidente da ACL.

Entre as atrações da noite, o tradicional Auto de Natal do folclore católico português, coordenado pela poetisa Beatriz Alcântara.

Dona Beatriz, Primeira-Dama do Governo Lúcio Alcântara, é imortal da Academia Cearense de Letras e tem origem lusitana. 

A cargo do Presidente José Augusto Bezerra, a distribuição de brindes e o sorteio de livros preciosos e de manuscritos raros.

Haverá ainda a outorga da Medalha do Centenário de Rachel de Queiroz à escritora e bibliófila Fernanda Quinderé, Presidente da Academia Fortalezense de Letras.

O imortal da ACL, professor, escritor e bibliófilo Batista de Lima, também receberá a Medalha do Centenário de Rachel de Queiroz. Ambos serão saudados pelo Dr. Lúcio Alcântara, em louvor de seu trabalho acadêmico e literário sobre a paraninfa da medalha.

A Medalha do Mérito Cultural José Mindlin será conferida à escritora Ana Miranda, cuja atividade literária tem reconhecimento nacional – a maior romancista brasileira da atualidade. Ela será saudada pela também escritora cearense Angela Gutierrez, Vice-Presidente da ACL. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário