sexta-feira, 22 de novembro de 2013

NOITE DE AUTÓGRAFOS

OS INTELECTUAIS

O Professor Rui Martinho Rodrigues, Presidente da ACLJ, lançou mais um livro neste dia 20 de novembro, no Espaço O Povo de Cultura & Arte. O livro tem um título instigante – Os Intelectuais – tema que ele disseca na obra com inusitada perspicácia. 

Rui Martinho Rodrigues, que é lente da Universidade Federal do Ceará, se graduou em Odontologia na juventude, formando-se depois em Administração e em Direito, com mestrado em Sociologia e doutorado em História. Tem uma extensa produção acadêmica, e muitos livros publicados.

Ainda assim, o Presidente da ACLJ costuma rejeitar o rótulo de “intelectual” – talvez fugindo do estereótipo modernoso segundo o qual, para se adequar a esse perfil, o indivíduo precisa ser militante de esquerda, canabista diletante e sexualmente alternativo.

Brincadeiras à parte, o Prof. Rui analisa no seu livro, com percuciência e seriedade, essa classe dos detentores do saber – os escribas, os letrados, os peritos.

Talvez se possa dizer que os intelectuais sejam aqueles que processam todas as informações recebidas para chegar a conclusões originais, e que, além disso, têm pleno domínio da palavra.

Reginaldo Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário