quinta-feira, 9 de abril de 2020

CRÔNICA - Quatro Frases (ES)


Quatro Frases
Edmar Santos*



Existem frases que trazem em seu bojo uma necessidade de reflexão sobre a complexidade da vida humana. Destaco aqui quadro delas que me chamaram a atenção, pelo contexto atual que vivenciamos no mundo inteiro, por conta da pandemia que ora nos assola.


A primeira delas diz: “O caos provocado pelo silêncio é maior do que o provocado pelo barulho”.

De fato, não se ouviram estampidos, estrondos, sons aterrorizantes de bombas mortíferas explodindo em nenhum lugar. Nenhum avião de guerra, como os temidos F-22 Raptor americanos foram vistos e ouvidos nos céus rompendo a barreira do som, durante algum ataque bélico. Mísseis não provocaram explosões em grande escala, em nenhuma parte.

A população de diversas nações do mundo, de um dia para o outro, foi atingida por um inimigo silencioso, o coronavírus, causador da Covid-19, que tem provocado inúmeras baixas.


A segunda frase aduz: “O que não enxergamos afeta nossa vida, muito mais do que a gente imagina”.

Não apenas silencioso, mas também invisível a olho nu. Assim, esse inimigo da vida, apresenta-se nos corpos que faz tombarem, causando deficiência respiratória e, em muitos casos, ocasionando a morte.

Curioso o fato de que, no tempo em que as nações discutiam, sob a égide ecológica, a qualidade do ar no mundo, esse vírus surja para fazer morrer por falta de ar no corpo. É de fazer pensar!

Vigiamos, pois não sabemos de onde, nem quando ele virá; apenas constatamos que ele chegou quando vítimas vão aparecendo pelos arredores. Parece vigiarmos em vão!

Na terceira, uma constatação fática: “Aquilo que não vemos se torna, também, nossa maior obsessão.

É por sua invisibilidade, que traz a ação potente de contaminação e letalidade, que hoje o mundo inteiro tem o Coronavírus como o tema de toda a atenção: governos, política, imprensa, economia, instituições de ações multissetoriais, o povo em geral. 

Todos se voltam obcecadamente para esse oponente devastador. Uns mais, outros menos; uns com senso humanitário, outros como personificação do próprio mal. Torcedores de Darwin estão eufóricos, mesmo sem saber se serão adaptáveis ou não a esse fenômeno.

Em quarto lugar, nos resta uma certeza: “Quando a dúvida chegar, não se tem como impedi-la”.

Justamente a dúvida, trazida pelo desconhecimento sobre esse potente, silencioso, letal e invisível inimigo, se impõe como maior obstáculo para a tomada de ações por parte das autoridades; estas, por ora, buscam mediar-se entre à economia, à estabilidade política e à preservação das vidas. Uns éticos, outros imorais; uns apostando no bem coletivo, outros falseando o bem para os demais, e no íntimo pensando apenas em si próprios. Nas palavras ditas, para quem sabe ouvir, toda realidade se expõe.

Nesses tempos de dúvida, cabe uma sugestão bíblica: “A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus"» (Mateus 22:21). Vivamos, enquanto a vida nos é dado viver.


Um comentário: