domingo, 12 de abril de 2020

MENSAGEM PASCAL - (AAF)


SERMÃO DA PÁSCOA
Padre António Vieira



Sermão da Ressurreição de Cristo, pregado na igreja de Nossa Senhora da Graça de Belém do Pará, no dia de Páscoa de 1558, nesse ano a 21 de abril.

Enviado por Antonio de Abreu Freire*

Suponde que estão três homens condenados à morte e que mandou el-rei que um o lançassem ao mar na altura de Cabo Verde, outro na Linha, outro no Cabo de Boa Esperança: mas qual houvesse de ser o primeiro, o segundo ou o terceiro, que o levasse quem havia de fazer a execução em uma carta fechada, a qual se abrisse naqueles mesmos lugares.

Dizei-me: haveria algum destes homens que em qualquer altura destas não fosse tremendo? Pois o mesmo se passa connosco. Todos estamos condenados à morte: uns para o Cabo Verde, que são os que morrem na flor dos anos; outros para a Linha, que são os que morrem na meia idade; outros para o Cabo de Boa Esperança, que são os que morrem na velhice.

Mas em toda a parte havemos de ir com grande medo, por não sabermos quando chegará o nosso Cabo. Pois para isso preparemo-nos logo em saindo da barra…



COMENTÁRIO
Caminhante inveterado e profícuo, homem das grandes e profundas letras, insaciável bebedor e divulgador de cultura, o Abreu Freire ilustra-nos as grandes datas com ideias, decora-as com sentimentos e eleva-as com pronunciamentos. Como se diz em Portugal – BEM HAJA

José Verdasca


Nenhum comentário:

Postar um comentário