domingo, 13 de julho de 2014

ARTIGO (AG)

PARA SERVIR DE CONSOLO?
Aluisio Gurgel*

Em 1966 o Brasil foi eliminado na primeira fase. Classificaram-se Portugal e Hungria, rodamos nós e Bulgária. Pode parecer texto de consolo, mas não é. Os craques da época enchiam os olhos de qualquer torcedor.
O goleiro era Gilmar(SAN), A zaga tinha Paulo Henrique(FLA), Altair(FLU), Bellini(SAO) e Djalma Santos(PAL). Pelo meio jogavam Lima(SAN), Pelé(SAN) e Denilson(FLU). No ataque Garrincha(COR), Alcindo(GRE) e Jairzinho(BOT).

Após o desastre vieram as frases, a pior delas de Ernesto Santos, olheiro da Seleção de 1966: "Se os brasileiros encararem a realidade, vão perceber que o tri só virá por um milagre."

Em 1970 o milagre aconteceu nas férias do terceiro ano primário. Minha professora era a dona Margarida (nessa época, tia ainda era a irmã dos nossos pais), no Colégio Cearense do Sagrado Coração.

Depois disto, ainda embolsamos mais dois campeonatos mundias e, agora, em 2014 ficamos em quarto lugar jogando em casa. É um texto de consolo? Parece, mas não é. É texto de amadurecimento, de preparação para o que virá.

Falem os arautos da derrota, deem a conhecer as frases com as quais julgam demonstrar sapiência, à exemplo do pobre Ernesto Santos, que muito cedo engoliu o dito.

Como diria um verso de "Only Yesterday", dos Carpenters, the best is about to be!. O certo é que de futebol, quem mais sabe, sabe que ora é tempo de ganhar, ora é tempo de perder; e sempre é tempo de aprender, com vitórias e derrotas.


*Aluisio Gurgel do Amaral Jr
Juiz de Direito – Professor – Escritor
Titular da Cadeira de nº 14 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário