sexta-feira, 18 de julho de 2014

NOTA ACADÊMICA

CONCLUÍDO RETRATO 
DE DEUSMAR  QUEIRÓS


Concluído o retrato do empresário Deusmar Queirós, Membro Benemérito da ACLJ, vergando a sua pelerine ritual, pintado em óleo sobre tela pelos artistas plásticos Reginaldo Vasconcelos e Vlamir de Sousa, portanto a quatro mãos.

O primeiro, que é acadêmico e membro da Academia Brasileira de Belas Artes, é retratista, mas tem incompatibilidade pessoal com os pigmentos químicos, e por isso executa a pintura em acrílico, que depois é finalizada em óleo pelo segundo,  um mestre impressionista cearense. 

A obra, uma homenagem que presta a ACLJ ao insigne retratado, será entregue na próxima semana, por intermédio do confrade Geraldo Gadelha, seu assessor. Em fase de elaboração os retratos do Patativa do Assaré e do jornalista e político Parsifal Barroso, para a Galeria Pictórica dos Patronos Perpétuos da ACLJ, estas patrocinadas por beneméritos da Academia, no caso os empresários Deusmar Queirós e Igor Queiroz Barroso, respectivamente.

As belas artes não se devem desconectar das belas letras, razão pela qual a ACLJ têm entre seus fundadores artistas como o desenhista Hermínio Castelo Branco (o Mino), o teatrólogo Ricardo Guilherme, o cineasta Rosemberg Cariry, o pesquisador de imagem e de som Miguel Ângelo de Azevedo (o Nirez) – dentre outros.

Por essa razão nossa instituição procura prestigiar o retrato pictórico – que não visa objetivamente a representação hiperrealista das fisionomias, que isso a foto-cinegrafia pode fazer com perfeição, mas preservar o poder artístico desenvolvido durante os séculos. A pintura é hoje a forma mais nobre e original de retratar.  O Vaticano, por exemplo, mantém a tradição de eleger o pintor oficial do Papa (atualmente uma artista russa) que exerce vitaliciamente essa função.


Nenhum comentário:

Postar um comentário