sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOITE DE AUTÓGRAFOS

O Professor Vianney Mesquita, imortal da ACLJ e da Academia Cearense da Língua Portuguesa, lançou ontem, 19 de setembro, seu livro “Arquiteto a Posteriori”, que versa sobre a crítica literária no Brasil, editado pela Imprensa Universitária da UFC, com capa e projeto gráfico do também acelejano Geraldo Jesuíno da Costa.

Para quem não conhece, Vianney é um dos maiores filólogos contemporâneos brasileiros, a quem recorrem tantos quantos necessitam de segura orientação gramatical e estilística no Ceará, notadamente autores de livros e estudantes que precisam produzir textos perfeitos em seus trabalhos acadêmicos, dos quais lhe confiam a revisão.

A noite de autógrafos foi no auditório da Associação dos Docentes do UFC, na Av. da Universidade, e foi muito concorrida. A obra foi apresentada pelo Prof. Renato Casimiro, da Academia Cearense de Química, filho da aprazível cidade serrana de Palmácia, assim como Vianney Mesquita.

O Prof. Francisco Antônio Guimarães, Presidente da Fundação cearense de Pesquisa e Cultura da UFC, por seu turno, fez uma bela saudação ao autor, de quem é também conterrâneo e amigo de infância, com enfoques emocionados sobre sua pessoa humana.

Sobre o homem e o livro – binômio que constituiu o substrato de um país, segundo Lobato – falou ainda o Prof. Rui Martinho Rodrigues, Presidente da ACLJ, em seu próprio nome e em representação da instituição literária que preside, de que Vianney é membro titular vitalício da Cadeira 22, patroneada pelo insigne e saudoso José Rebouças Macambira, outro grande conhecedor da língua pátria.

Na plateia, prestigiando o confrade, estavam ainda outros integrantes do sodalício, o poeta Paulo Ximenes, o jornalista Arnaldo Santos, o engenheiro e blogueiro Altino Farias, e o advogado e jornalista Reginaldo Vasconcelos.

Também prestigiando o autor e sua obra o renomado arquiteto Liberal de Castro, que aqui aparece ao lado acadêmico Altino Farias. O professor Liberal é um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura da UFC, assim como o foi também o pai do Altino, o arquiteto e professor Armando Farias, precocemente falecido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário