terça-feira, 24 de setembro de 2013

ARTIGO

A IMPORTÂNCIA  DA  EDUCAÇÃO  SUPERIOR
Por Antonio de Albuquerque Sousa Filho*

A educação superior está penetrando o interior do Estado do Ceará, com forte presença em alguns Municípios como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Quixadá e Iguatu, dentre outros. Os Cursos Superiores  no interior começaram através de Faculdades, sobretudo as Católicas (Crato e Sobral), depois incorporadas  pelas Universidades Estaduais do Cariri (URCA) e do Vale do Acaraú (UVA). Fator importante foi a expansão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), através dos Campi de Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús. Itapipoca e Tauá. 

Nos últimos anos a Universidade Federal do Ceará (UFC) também expandiu suas ações através dos Campi de Sobral, Quixadá e Cariri e que foi absorvido pela nova Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por sua vez, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de ensino superior (antiga Escola Técnica Federal) está presente em 22 municípios das nossas diversas regiões geográficas do Estado. Foi criada a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada em Redenção, e mais inúmeras Faculdades particulares.

Gostaríamos de destacar ainda a Faculdade Católica de Quixadá, criada pelo anterior bispo de cidade, Dom Adélio, hoje dirigida com grande eficiência pelo Professor Manoel Messias. Ali estão matriculados 2.300 alunos, em 17 Cursos de Graduação, vindos de 150 diferentes municípios do Ceará, com 78% dos seus professores pós-graduados, tendo formado 1.500 ex-alunos, com o índice de 90% já empregados.

Chama atenção a infraestrutura existente:  amplas salas de aula, vários laboratórios bem equipados, excelente biblioteca, inúmeros computadores com  finalidade didática e todos os procedimentos que vão desde matricula, retirada de livros, até os administrativos, informatizados, situação financeira equilibrada e com ampla programação de novos investimentos. Os Cursos de odontologia, fisioterapia e educação física têm equipamentos modernos os quais muitas vezes faltam nos mesmos cursos de Universidades maiores, prestando valioso serviço à população da região.

A presença da Educação Superior nos Municípios tem gerado mais empregos e rendas, vez que a construção civil cresce para atender as necessidades de moradia para alunos, professores e funcionários que vêm de fora. Novos restaurantes, bares e hotéis (Quixadá tem um hotel 4 estrelas) surgem. Prestadoras de serviços aparecem para atender às novas solicitações. Novos profissionais são requeridos, principalmente, na área da saúde. Linhas alternativas de transporte público são abertas e o comércio tende a diversificar-se, oferecendo novos produtos. Vê-se, assim, a demonstração prática de como a Educação Superior forma recursos humanos qualificados, capazes de fixá-los e de torná-los potenciais modificadores das suas realidades socioeconômicas.

*Engenheiro-Agrônomo e Professor da UFC.  


Antonio de Albuquerque Sousa Filho,
com o jornalista acelejano Vicente Alencar




Nenhum comentário:

Postar um comentário